
Reunião do Conselho Diretor é marcada pela apresentação de realizações de 2022
Relatório de Planejamento Estratégico trouxe dados sobre o andamento de reformas, balanço financeiro e comunicação jornalística do instituto
Texto e foto: Marina Sousa
No último dia 26 de janeiro, o Conselho Diretor (CD) do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), realizou sua primeira reunião do ano. Os membros puderam tratar de diversas pautas como a aprovação dos aspectos formais do Concurso Público de Provas e Títulos para professor do Magistério Superior, classe A, na área de Fisioterapia Traumato-Ortopédico Funcional, Recursos Terapêuticos e Fisioterapia do Trabalho que após a homologação irão exercer atividades no IPTSP, haja vista que o Instituto abriga o curso de graduação de Fisioterapia da Universidade Federal de Goiás (UFG), além da apresentação do Planejamento Estratégico do IPTSP referente ao relatório de balanço de 2022.

A direção do IPTSP iniciou a reunião dando informes sobre o Consuni, que aprovou o uso do nome social em diploma e documentos oficiais da UFG. De acordo com a resolução do CONSUNI nº 14/2014, de 23 de maio de 2014, o nome social da pessoa travesti ou transexual também constará no histórico escolar, certificados, certidões, atas de reuniões e defesas, e demais documentos oficiais relativos às atividades acadêmicas estudantis, acompanhado do nome civil que constará no verso do documento, bem como a divulgação do calendário acadêmico de 2023. Já o administrador e o coordenador do IPTSP Planeja, Álisson dos Santos, juntamente com a jornalista do instituto, Marina Sousa fizeram a apresentação do balanço de 2022. Nele há o resumo das entregas de projetos do IPTSP Planeja, IPTSP Comunica, IPTSP Infra e IPTSP Motiva & Integra.

Durante o ano de 2022, a direção do Instituto conseguiu realizar diversas obras de reforma e manutenção no prédio, como reforma das secretarias Acadêmica e Geral; Adequação do espaço físico do setor da Imunologia e Micologia; Implementação de espaço para o Arquivo Central; Adequação das Escadas do prédio central com a troca do corrimão que atende às normas de segurança; Impermeabilização da laje da cobertura central do prédio do Instituto bem como do Laboratório Professora Margarida Dobler Komma (LMDK) e ainda a realização do projeto piloto de sustentabilidade, com a coleta de água dos ares-condicionados do instituto - todas as ações foram realizadas juntamente com a SEINFRA.

Ademais, as execuções referentes ao Ensino, Pesquisa e Extensão também foram anunciados, como o encontro de integração das turmas de graduação e da aula inaugural da 1ª Turma de graduação em Fisioterapia; Avanços na avaliação e nota dos Programas de Pós-Graduação do IPTSP, qualificado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Avanço e atuação da Comissão de Pesquisa do IPTSP, que visa desenvolver o planejamento estratégico de pesquisa e inovação para que projetos institucionais possam captar recursos, apoiar e difundir oportunidades de desenvolvimento.
Adicional a tudo isso, a plataforma de Biologia Molecular do CMBiotecs obteve aprovação pela Vigilância Sanitária Municipal para realização de teste molecular. Outras realizações no CMBiotecs foram a aquisição de gerador de energia elétrica exclusivo, recurso financeiro por meio de editais e PRPI para a realização de manutenção preventiva e reparativa de diversos equipamentos, a implementação de plataforma multiusuária de excelência em caracterização fenotípica, funcional e separação automatizada de células, dado que será adquirido o equipamento, BD FacsMelody Cell Sorter.
Atuação
Dando prosseguimento às ações de extensão universitária, o IPTSP, foi muito colaborativo em parceria com o Grupo de Trabalho de Saúde da UFG (GT Saúde), Faculdade de Enfermagem (FEN) e Prefeitura de Goiânia na ações de teste rápido de Covid-19, disponibilizando equipes e coordenando ações de testes no Centro Cultural da UFG e no Laboratório Professora Margarida Dobler Komma, em consonância com as ações de testagem que eram realizadas no Câmpus Samambaia da UFG.

O projeto de extensão “ Vivendo Ciências” alavancou e muito no quesito de impacto social com a visitação de estudantes do ensino médio de escolas públicas aos laboratório de pesquisa do IPTSP, a ação tem como objetivo despertar o interesse dos jovens estudantes para pesquisa na área de Ciências Biológicas III. Não obstante, meses de novembro e dezembro de 2022 aconteceu o XIX Seminário de Patologia Tropical e Saúde Pública, juntamente com a XII Semana de Biotecnologia e a I Semana de Fisioterapia, que reuniu cerca de 175 inscritos e teve a participação de 88 trabalhos expostos com uma extensa programação científica de palestras, oficinas e minicursos. Pouco tempo depois sucedeu a homenagem aos aposentados no evento em celebração aos 55 anos do IPTSP, que contou com a participação de cerca de 150 pessoas no auditório em uma manhã de festa para comemorar e relembrar a magnitude e história do Instituto.
Em suma, foi divulgado a execução do financeiro 2022 do IPTSP, que trouxe de maneira bem clara e sucinta em que, como e onde os recursos foram empregados para a administração da unidade. O relatório detalhou sobre as despesas das obras de reformas, compras de equipamentos, despesas com aquisição de aparelhos de ar condicionado para laboratórios, compra de objetivas de microscópios - despesas de manutenção do LMDK, CMBiotecs, ração para os animais do Centro Multiusuário de Produção e Experimentação Animal (CMPEA), antigo Biotério, como também da Revista de Patologia Tropical. Sucintamente, o panorama apresentado pela gestão do IPTSP foi de dar transparência e mostrar seriedade de todas as ações que são feitas no IPTSP.
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias Conselho Diretor Iptsp