Histórico
O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) é uma unidade multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG). Seu corpo docente é constituído por profissionais de diferentes áreas como: biólogos, biomédicos, bioquímicos, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, odontólogos e veterinários que atuam nos cursos de graduação e pós-graduação das áreas biológica e de saúde e que ainda atuam em várias linhas de pesquisa.
O IPTSP foi fundado em 1967 com o nome de Instituto de Patologia Tropical (IPT) e consolidou-se no cenário nacional e internacional como uma instituição de Ensino e Pesquisa em Doenças Tropicais. Seu desempenho na área de Saúde Pública através de projetos integrados com a rede de serviços do Estado, Município e Fundação Nacional de Saúde (FNS), fez com que, em 1987, recebesse a denominação de Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública.
O IPTSP dispõe de uma área física de 8.000m2, onde estão instaladas um auditório com capacidade para 100 pessoas, cinco salas de aulas teóricas, nove laboratórios para aulas práticas de graduação, quatro salas de aula para pós-graduação, além de laboratórios de extensão, ensino e pesquisa.
O Instituto também conta com quatro órgãos complementares que são - Laboratório Professora Margarida Dobler Komma (LMDK), Laboratório de Pesquisa da Doença de Chagas do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com o IPTSP, o Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs), o Centro Multiusuário de Produção e Experimentação Animal (CMPEA) e a Revista de Patologia Tropical, fundada em 1972 e que está indexada na plataforma SCOPUS da Editora Elsevier - o maior banco de dados de resumos e citações da literatura com revisão de pares.
O IPTSP se orgulha de ser uma instituição de ensino que abriga desenvolvimento e produção científica na busca de tratamentos de saúde, soluções científicas e suporte hospitalar por meio de atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS) realizados pelo LMDK, estudos sobre vacinas e também no desenvolvimento de estratégias de políticas públicas de saúde e educação. Haja vista, que o IPTSP possui papel determinante com ações voltadas para toda a sociedade civil, por meio de seus laboratórios, participação em editais de agência de fomento, formação de profissionais nas áreas de Biotecnologia e Fisioterapia, além do impacto na formação de mestres e doutores pelos programas do Instituto.
Atualmente, o IPTSP abriga os seguintes programas:
Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP);
Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH);
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva ((PPGSC);
E o Programa em Rede de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade.
Em 2022, o IPTSP completa 55 anos, veja a seguir fotos dessa história que teve seu início na década de 60 e outros registros fotográficos da edificação do prédio de nossa sede.
Nesses 55 anos de história, muitos foram os protagonistas que ajudaram e ainda ajudam a construir esse importante Instituto. Confira nossa linha do tempo.