Citômetro de Fluxo

Citômetro de Fluxo BD Accuri C6 está disponível para uso no CMBiotecs

Em 11/01/23 08:36. Atualizada em 11/01/23 08:37.

Equipamento é utilizado na pesquisa básica e clínica, especialmente em imunofenotipagem

Texto e foto: Marina Sousa

 

O Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs), do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), da Universidade Federal de Goiás (UFG), recebeu um apoio de custo para a manutenção corretiva  do Citômetro de Fluxo BD Accuri C6 que está no CMBiotecs.

De acordo com o professor do IPTSP, Rodrigo Saar Gomes, que coordenou o processo de manutenção, juntamente com o professor Milton Adriano Pelli Oliveira, após dois anos sem funcionar, o equipamento agora está disponível para discentes e pesquisadores no CMBiotecs. Segundo o docente Rodrigo Saar, que também compõe o quadro do departamento de Biociências e Tecnologia (DEBIOTEC) do instituto, a citometria de fluxo é uma ferramenta poderosa que possui aplicações em múltiplas áreas, como imunologia, virologia, biologia molecular, biologia do câncer e monitoramento de doenças infecciosas, além de inúmeras aplicações, como análises de imunofenotipagem, ciclo celular, proliferação celular ou apoptose, entre outros.

Citômetro de Fluxo BD Accuri C6
Citômetro de Fluxo BD Accuri C6 

“A citometria de fluxo é uma tecnologia que analisa rapidamente células individuais ou partículas à medida que elas passam por um ou vários lasers enquanto estão suspensas. Cada partícula é analisada quanto à dispersão da luz visível e um ou vários parâmetros de fluorescência, conforme figura abaixo”, explica o professor Saar. 

 

Citômetro de Fluxo BD Accuri C6

Parâmetros avaliados pela citometria de fluxo: forward scatter (FSC), side scatter (SSC) e fluorescência. Imagem editada: Flow Cytometry Animation – Star CellBio (Youtube) - NewsLab. 

 

A diretora do IPTSP,  Flávia Aparecida de Oliveira explica que os cortes no orçamento da universidade inviabilizam muito a manutenção, investimentos e também a compra de novos equipamentos que são essenciais para um centro de pesquisa como é o do porte do CMBiotecs. “Um equipamento como esse, que possui uma aplicação diversa em pesquisas  e estudos não poderia ficar parado, portanto a mobilização e cuidado dos professores para isso foi primordial", conta a diretora Flávia Aparecida. O valor dispensado para a troca de peças e manutenção do Citômetro de Fluxo BD Accuri C6 foi mais de R$30 mil reais. 

 

 

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias CMBiotecs