Brainstorm_-_destaque_site_bruno.png

Bruno Vinícius conta experiência de doutorado sanduíche na Flórida em encontro do BrainStorm de Ciência

Em 28/08/25 09:10. Atualizada em 28/08/25 09:10.

Tese é focada na caracterização molecular da infecção pelo HIV-1 em mulheres transgêneras no estado de Goiás

Texto: Victor Hugo Gomes

O segundo convidado do Brainstorm de Ciência deste semestre será Bruno Vinícius Diniz. Na quarta-feira (3), o pesquisador vai contar sobre a experiência de Doutorado Sanduíche na Universidade da Flórida em Gainesville (EUA) para pesquisa, colaboração e crescimento acadêmico.

O doutorando, orientado pela professora Megmar Aparecida dos Santos Carneiro, do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP/UFG), foi contemplado por um edital do PPGMTSP, inserido no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A iniciativa possibilita um intercâmbio entre pesquisadores para que os discentes possam realizar parte do doutorado em alguma universidade do exterior, desde que atendam às demandas de cada edital.

“A seleção em si foi simples: o programa tinha uma bolsa disponível e eu fui o único inscrito. Para participar, precisei enviar meu projeto de doutorado, uma justificativa explicando porque eu queria ir para a University of Florida, uma carta de aceite do professor de lá e um teste de proficiência em inglês”, explica Bruno Vinicius Diniz e Silva. 

A pesquisa desenvolvida por Diniz foca na caracterização molecular da infecção pelo HIV-1 em mulheres transgêneras no estado de Goiás, com ênfase na atualidade da infecção, resistência ao tratamento e dinâmica de transmissão.

 Brainstorm_-_feed_(2).png 

“Durante o período na Universidade da Flórida, tive a oportunidade de participar de discussões de projetos relacionados ao cuidado e a prevenção do HIV entre pessoas trans, além de acompanhar atividade de coleta e análise de dados epidemiológicos. Essa vivência me ajudou a ampliar a compreensão sobre diferentes abordagens metodológicas e estratégias de engajamento comunitário, que agora vêm enriquecendo a parte analítica e contextual da minha tese”, relata o pesquisador. 

Bruno Vinicius foi recebido na Flórida pelo professor Robert Cook, que lidera pesquisas no Southern HIV and Alcohol Research Consortium (SHARC). A iniciativa pesquisa sobre HIV, focando em populações afetadas pelo álcool, para implementar soluções clínicas e de saúde pública no estado. O professor tem uma parceria consolidada com o programa, inclusive já foi um dos palestrantes do Brainstorm de Ciência em maio.

O encontro do Eita como é Cientista do Brainstorm de Ciência com Bruno Vinicius Diniz e Silva já está marcado para a quarta-feira, dia 3 de setembro, às 16h, na Sala 402 do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP). É uma oportunidade única de entender a experiência de participar do doutorado sanduíche, além de saber sobre a jornada de pesquisa, colaboração e crescimento acadêmico.

 

*Victor Hugo Gomes é estagiário em jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionado pela jornalista Marina Sousa.

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP

Categorias: Notícias