
Conheça os destaques do Prêmio Consuni 2023 concedido aos talentos do IPTSP/UFG
O prêmio é entregue para pessoas que se destacaram em atividades de ensino, pesquisa, extensão, cultura, esporte e inovação tecnológica na universidade
Texto: Marina Sousa
Fotos: Carlos Siqueira
O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) tem a satisfação de parabenizar os docentes e discentes agraciados com o Prêmio do Conselho Universitário (Consuni) 2023. Em uma cerimônia solene ocorrida no Teatro Belkiss S. Carneiro de Mendonça, no dia 15 de dezembro, durante as festividades em honra aos 63 anos da Universidade Federal de Goiás (UFG), os premiados foram homenageados pelos pró-reitores, pelo vice-reitor Jesiel Carvalho e pela reitora Angelita Pereira de Lima. Uma celebração marcante que reconhece a excelência acadêmica e contribuições notáveis à comunidade acadêmica e que certamente ficará na memória dos participantes. A seguir, conheça os autores e seus respectivos trabalhos que foram agraciados pelo Prêmio Consuni em 2023.
A primeira indicação foi o trabalho intitulado: Apoio aos Programas de Saúde do Centro de Saúde Novo Mundo: integração ensino-serviço comunidade, que ganhou o 1° lugar na categoria “Atividade Acadêmico Estudantil”, na modalidade oral, apresentado durante a IV Mostra de Educação Permanente em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. Os autores foram: Ana Maria Oliveira, Tulio Antônio Garcia Zapata, Nadya Maciel Bontempo e Camila Freire Araújo, docentes do IPTSP e membros do Departamento de Medicina Tropical e Dermatologia (DMTD) e ainda as enfermeiras, Maristela Rosa dos Santos, Marialva Magalhães de Oliveira e Keila Cardoso dos Santos.
Conquistando o 1° lugar no Concurso de Estudantes durante o 17º Simpósio de Controle Biológico e 2º Latino-Americano de Controle Biológico (SINCOBIOL), na categoria de pós-graduação (micro-organismo), temos o trabalho de Artur de Oliveira Franco, Elen Regozino Muniz, Nemat Oliver Keyhani, que foram orientados pelo docente do IPTSP, Éverton Kort Kamp Fernandes. O tema foi: Fator de transcrição CreA de Beauveria bassiana (Bals.-Criv.) Vuillemin no processo de infecção em Rhipicephalus microplus (Canestrini) e Tenebrio molitor (Linnaeus); Em que o objetivo do estudo é avaliar se o fator de transcrição CreA, também encontrado em outras espécies de fungos filamentosos, e se estaria relacionado com a virulência do fungo entomopatogênico Beauveria bassiana contra duas espécies de hospedeiros artrópodes: O carrapato dos bovinos Rhipicephalus microplus e larvas do besouro Tenebrio molitor.
Outro trabalho foi dos estudantes: Cândido Carvalho Rodrigues, Cyntia Ayumi Yokota Harayashiki, Eufrásia de S. Pereira, Gabriel L. S. Rodrigues, Bruno J. Neves orientados pelo docente do IPTSP, Thiago Lopes Rocha. “Interação e toxicidade de microplásticos e niclosamida no caramujo de água doce Biomphalaria glabrata ( Say, 1818)”, recebeu o prêmio Dr. Wladimir Lobato Paraense na modalidade Apresentações Orais - Pós-Graduação em 1° lugar no evento do XXVIII Encontro Brasileiro de Malacologia (EBRAM) e XII Congresso Latinoamericano de Malacología (CLAMA).
Mapa do tesouro: riqueza de espécies de Penicillium na Caverna Lapa do Boqueirão do Cerrado goiano é outro estudo que obteve destaque em 2023. Orientado pelo docente do IPTSP, Jadson Bezerra, os pesquisadores Pedro Henrique Félix de Oliveira, Renato Felipe Ferreira Franco, Pedro Thiago Santos Nogueira, Renata Santos Momoli, Cristina Maria de Souza Motta, ganharam o prêmio Nacional de Espeleologia Michel Le Bret promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas - ICMBIO/CECAV e Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE).
E o prêmio de Melhor Trabalho de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação da UFG 2023, na área de ciências biológicas e na modalidade de Iniciação Tecnológica, tivemos o discente do curso de graduação em Biotecnologia da UFG, Arthur Coelho. A temática de sua pesquisa foi sobre: Desenvolvimento de nanopartículas contendo peptídeos antimicrobianos sintéticos a partir de proteases de M. tuberculosis para tratar micobacterioses. O trabalho foi apresentado durante o 20º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFG (Conpeex). O discente foi orientado pela professora do IPTSP, Ana Paula Junqueira-Kipnis.
Finalizando a lista, temos a menção honrosa em pesquisa epidemiológica que foi concedido no Next Frontiers to Cure Cancer (2023) pela apresentação do trabalho “Consumo de Carnes Ultraprocessadas e Adenocarcinoma Gástrico: um estudo de caso-controle na Região Central do Brasil, cujo autores são Silvana Barbosa Santiago; Amanda Ferreira Paes Landim Ramos; Diogo Nery Maciel, Ana Luísa Santos Bizinoto; Débora Vicente Minaré; Kaic Vitor Dias de Sousa Santos; Pamela Mirelle Nascimento Ferreira ; Janaína Naiara Germano ; Gisele Aparecida Fernandes; Maria Paula Curado. O trabalho foi orientado pela professora do IPTSP, Mônica Santiago Barbosa.
O IPTSP orgulha-se pelo brilhante desempenho da comunidade acadêmica, não apenas por esses trabalhos específicos, mas também pelo conjunto abrangente de toda a produção acadêmica e científica do instituto. O Prêmio Consuni representa um significativo reconhecimento por parte da universidade, destacando as premiações conquistadas em áreas cruciais como ensino, pesquisa, extensão, cultura, esporte e inovação tecnológica. Além disso, ressalta o mérito das boas práticas de gestão administrativa que contribuem para a excelência da UFG.





Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias