Laboratório de Biotecnologia Ambiental e Ecotoxicologia - LaBAE

Em 10/07/24 09:24 Atualizada em 10/07/24 09:24

O Laboratório de Biotecnologia Ambiental e Ecotoxicologia (LaBAE) é um centro multidisciplinar do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo do LaBAE é a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em Biotecnologia Ambiental e ecotoxicidade.

O LaBAE busca compreender o comportamento e o destino de contaminantes tradicionais e emergentes no ambiente aquático, com foco especial em nanomateriais. Além disso, desenvolve tecnologias inovadoras nas áreas de bioremediação e nanoremediação, e produtos para o combate de espécies invasoras e hospedeiros intermediários de doenças tropicais.

Utiliza diversos sistemas-modelo em suas experimentações e biomonitoramentos, incluindo:

• 🐠 Peixes (especialmente zebrafish e guppy)
  • 🐌 Caramujos
  • 🦪 Bivalves

O compromisso do LaBAE é com a sustentabilidade e a saúde pública, promovendo avanços científicos que contribuem para a proteção do meio ambiente e o bem-estar da sociedade.

LOGO LABAE.png

Thiago Lopes Rocha

Prof. Dr. Thiago Lopes Rocha

Doutorado em Ciências do mar, da terra e do ambiente - Ecotoxicologia