visita internacional - iptsp.png

Visita internacional ao IPTSP destaca potencial científico

Em 25/06/24 10:57. Atualizada em 25/06/24 11:23.

Pesquisadores internacionais e do ICB/UFG exploram instalações de pesquisa de ponta do instituto

Texto e foto: Marina Sousa

O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) recebeu na semana passada os professores Clayton Borges e Mirelle Garcia Silva Bailão, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFG), juntamente com três pesquisadores internacionais: Dr. Hubertus Haas (Medizinische Universität Innsbruck), Dr. Matthias Brock (University of Nottingham) e Dr. Orville Hernandez Ruíz (Universidad de Antioquia), para um tour pelas dependências do instituto. Os visitantes foram recebidos pela docente, Ludmila de Matos Baltazar e também pelo docente Jadson Bezerra, do Laboratório de Micologia (LabMicol/IPTSP).

A visita começou pelo Centro Multiusuário de Produção e Experimentação Animal (CMPEA), onde o médico veterinário Daniel Silva Goulart guiou o grupo pelas salas de produção e manutenção de animais utilizados em experimentação e ensino. A professora Ludmila de Matos destacou que o espaço é destinado a atividades de pesquisa e extensão. O grupo também visitou o setor de Animais Aquáticos do CMPEA, onde são criados zebrafish em tanques de reprodução, e o setor de Malacologia, que possui tanques com os moluscos Biomphalaria glabrata, ambos voltados para pesquisas e ensino.

 setor de animais aquaticos.jpeg

Visita ao setor de aquáticos do CMPEA/IPTSP, que abrigam a espécie de Zebrafish e moluscos do gênero Biomphalaria para pesquisas

 

Na sequência, os pesquisadores foram recepcionados pelo professor Éverton Kort Fernandes, do setor de Parasitologia, que explicou sua área de pesquisa focada no controle microbiano de artrópodes de importância médica e veterinária, utilizando fungos entomopatogênicos. Outro ponto da visita foi no LabMicol, onde o docente Jadson Bezerra detalhou suas pesquisas nas áreas de Micologia, Biotecnologia e Microbiologia, com ênfase em Taxonomia e Ecologia de Fungos. A professora Ludmila de Matos também apresentou seu trabalho com modelos murinos de infecção por fungos de importância médica, interação patógeno-hospedeiro e estudo da produção de vesículas extracelulares e seus impactos nessa interação.

A visita culminou no Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs). Esta infraestrutura abriga laboratórios de Biologia Molecular, Análise e Cultura de Células, Bioinformática e o Hub in Point of Care Technologies (Poct Hub) da Merck, em parceria com a UFG, que realiza pesquisas e produção de testes rápidos utilizando técnicas como imunocromatografia de fluxo lateral, biologia molecular por LAMP e biossensores. Os visitantes também puderam conferir as avançadas obras do Laboratório Multiusuário com Ambiente Controlado de Nível de Biossegurança 3 (NB3), localizado no CMBiotecs.

instaLAções do LDTR
Instalações do Laboratório de Desenvolvimento e Produção de Testes Rápidos onde fica localizado o Poct Hub da Merck/UFG. Visitantes puderam conhecer os testes rápidos que são produzidos no laboratório. As mestrandas Gabryele Cardoso Sampaio e Paula Correa Neddermeyer guiaram a visita e mostraram o passo a passo da produção dos testes.

 

Segundo a professora Ludmila de Matos Baltazar, a visita foi muito proveitosa, servindo como uma amostra do potencial científico do instituto. Ela destacou a importância de visitas como essa para estreitar laços e fomentar futuras pesquisas e parcerias com instituições estrangeiras, contribuindo significativamente para o processo de internacionalização da universidade.

visitantantes ao cmbiotecs
A visita dos pesquisadores se encerrou nas instalações do CMBiotecs

 

Os pesquisadores Dr. Hubertus Haas, Dr. Matthias Brock e Dr. Orville Hernandez Ruíz vieram participar do 1ˢᵗ Symposium on Fungal Genetics and Biology (em portugues  Simpósio de Genética e Biologia de Fungos - SFGB) organizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Interação Patógeno Hospedeiro (INCT-IPH/ICB), que aconteceu durante os dias 17 e 18 de junho no Campus Samambaia  da UFG.

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias