Visita internacional ao IPTSP destaca potencial científico
Pesquisadores internacionais e do ICB/UFG exploram instalações de pesquisa de ponta do instituto
Texto e foto: Marina Sousa
O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) recebeu na semana passada os professores Clayton Borges e Mirelle Garcia Silva Bailão, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFG), juntamente com três pesquisadores internacionais: Dr. Hubertus Haas (Medizinische Universität Innsbruck), Dr. Matthias Brock (University of Nottingham) e Dr. Orville Hernandez Ruíz (Universidad de Antioquia), para um tour pelas dependências do instituto. Os visitantes foram recebidos pela docente, Ludmila de Matos Baltazar e também pelo docente Jadson Bezerra, do Laboratório de Micologia (LabMicol/IPTSP).
A visita começou pelo Centro Multiusuário de Produção e Experimentação Animal (CMPEA), onde o médico veterinário Daniel Silva Goulart guiou o grupo pelas salas de produção e manutenção de animais utilizados em experimentação e ensino. A professora Ludmila de Matos destacou que o espaço é destinado a atividades de pesquisa e extensão. O grupo também visitou o setor de Animais Aquáticos do CMPEA, onde são criados zebrafish em tanques de reprodução, e o setor de Malacologia, que possui tanques com os moluscos Biomphalaria glabrata, ambos voltados para pesquisas e ensino.
Na sequência, os pesquisadores foram recepcionados pelo professor Éverton Kort Fernandes, do setor de Parasitologia, que explicou sua área de pesquisa focada no controle microbiano de artrópodes de importância médica e veterinária, utilizando fungos entomopatogênicos. Outro ponto da visita foi no LabMicol, onde o docente Jadson Bezerra detalhou suas pesquisas nas áreas de Micologia, Biotecnologia e Microbiologia, com ênfase em Taxonomia e Ecologia de Fungos. A professora Ludmila de Matos também apresentou seu trabalho com modelos murinos de infecção por fungos de importância médica, interação patógeno-hospedeiro e estudo da produção de vesículas extracelulares e seus impactos nessa interação.
A visita culminou no Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs). Esta infraestrutura abriga laboratórios de Biologia Molecular, Análise e Cultura de Células, Bioinformática e o Hub in Point of Care Technologies (Poct Hub) da Merck, em parceria com a UFG, que realiza pesquisas e produção de testes rápidos utilizando técnicas como imunocromatografia de fluxo lateral, biologia molecular por LAMP e biossensores. Os visitantes também puderam conferir as avançadas obras do Laboratório Multiusuário com Ambiente Controlado de Nível de Biossegurança 3 (NB3), localizado no CMBiotecs.
Segundo a professora Ludmila de Matos Baltazar, a visita foi muito proveitosa, servindo como uma amostra do potencial científico do instituto. Ela destacou a importância de visitas como essa para estreitar laços e fomentar futuras pesquisas e parcerias com instituições estrangeiras, contribuindo significativamente para o processo de internacionalização da universidade.
Os pesquisadores Dr. Hubertus Haas, Dr. Matthias Brock e Dr. Orville Hernandez Ruíz vieram participar do 1ˢᵗ Symposium on Fungal Genetics and Biology (em portugues Simpósio de Genética e Biologia de Fungos - SFGB) organizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Interação Patógeno Hospedeiro (INCT-IPH/ICB), que aconteceu durante os dias 17 e 18 de junho no Campus Samambaia da UFG.
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias