Judo para pessoas idosas

IPTSP NA MÍDIA - Projeto de egresso do PPGSC promove judô para pessoas idosas

On 04/04/25 11:42 . Updated at 04/04/25 11:53 .

Estudo envolve grandes mestres do judô e mestres de saúde coletiva para promover o esporte para a terceira idade

Texto: Ana Júlia Mendes

Foi ao ar pela TV UFG uma reportagem sobre um projeto inovador que utiliza o judô como ferramenta para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas. Desenvolvido pelo mestre em Saúde Coletiva e professor de judô Marcelo Galdino e orientado pelo professor do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) Ricardo Teixeira, o estudo busca demonstrar como a prática do judô pode contribuir para a prevenção de quedas, fortalecimento muscular e socialização na terceira idade.  

Durante a entrevista ao programa Mundo UFG, Marcelo Galdino explicou que o projeto surgiu da necessidade de adaptar o judô para atender ao público 60+, desmistificando a ideia de que a prática é apenas uma modalidade de combate. Inspirado pelos princípios do fundador do judô, Kanō Jigorō, o projeto foca na consciência corporal e busca desenvolver o preparo para antecipar ou impedir quedas, que são uma das principais causas de hospitalização e óbito entre pessoas idosas.  

À esquerda Marcelo Galdino, em seguida Ricardo Teixeira, o apresentador Cássio Neves e a intérprete de libras Sara Raquel na entrevista à TV UFG
À esquerda Marcelo Galdino, em seguida Ricardo Teixeira, o apresentador Cássio Neves e a intérprete de libras Sara Raquel na entrevista à TV UFG

 

O professor e orientador Ricardo Teixeira destacou que, além dos benefícios físicos, o judô proporciona uma forte integração social, tornando-se um esporte coletivo em que os participantes interagem e se apoiam mutuamente. Segundo ele, a metodologia utilizada no projeto permite que a pessoa idosa pratique os movimentos de maneira segura, priorizando o equilíbrio e a mobilidade.  

Ele também faz uma comparação entre a China e o Brasil, pois na China, o Tai Chi Chuan é amplamente utilizado por pessoas idosas como prática cotidiana para equilíbrio, fortalecimento muscular e bem-estar geral. E no Brasil, o judô pode desempenhar um papel semelhante, pois também envolve movimentos controlados, trabalho postural e consciência corporal. 

O sensei e árbitro internacional Marcelo Galdino conseguiu levar sua pesquisa para um grupo seleto de grandes mestres de judô no Brasil, promovendo um diálogo sobre a importância da inclusão de pessoas idosas na modalidade. Segundo ele, o projeto foi muito bem recebido, e entre os participantes da iniciativa estão o sensei Silva, no Amapá, e a sensei Soraya André, de Sorocaba (SP), medalhista em jogos e campeonatos pan-americanos. A reportagem exibiu imagens dos treinos realizados por integrantes do projeto no Amapá, evidenciando os benefícios da prática e o impacto positivo da iniciativa a nível nacional.

Alunos do Sensei Silva
Alunos do Sensei Silva treinando no projeto social ‘Esporte é Segurança’ no Amapá (Fonte/Governo do Amapá)

 

Atualmente, a pesquisa já está em funcionamento no projeto social José Silva Lima, em Aparecida de Goiânia. Galdino faz um convite aberto à comunidade para conhecer e participar das atividades, reforçando que o judô pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a qualidade de vida em todas as idades.  

A entrevista completa está disponível no canal da TV UFG no YouTube. Clique aqui para assistir!

*Ana Júlia Mendes é estagiária de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.

Source: Comissão de Comunicação IPTSP

Categories: Notícias