
IPTSP INDICA: Encerramento do III Ciclo de Estudos do GEPETS promove debate essencial sobre competência estrutural em saúde
Evento marca a internacionalização do grupo com a participação de convidados do Brasil e dos Estados Unidos
Texto: Ana Júlia Mendes
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Trabalho e Saúde (GEPETS), da Universidade Federal de Goiás (UFG), convida a comunidade acadêmica e profissional para o encerramento do III Ciclo de Estudos, que ocorre no dia 3 de junho às 19:00 em um evento virtual pela plataforma Google Meet. As inscrições acontecem pelo (link), e basta informar seu nome completo e e-mail de contato.
Com o tema "Competência estrutural em saúde: um diálogo com a determinação social da saúde", o último debate do ciclo promete ser um momento marcante de reflexão crítica. A proposta visa discutir se a competência estrutural pode ser considerada uma formação crítica e como ela se articula com a determinação social da saúde. Além disso, será abordado o papel da Medicina Social Latino-Americana e da Saúde Coletiva nesse debate.
O encontro contará com a participação de dois convidados de destaque: Michael Harvey, da Brown University School of Public Health, e Leonardo Carnut, da Universidade de São Paulo, reforçando o caráter internacional do evento, que também envolveu participantes do Chile em encontros passados. A internacionalização do GEPETS, por meio do intercâmbio entre Brasil, Estados Unidos e Chile é uma marca importante desta edição do ciclo de estudos.

III Ciclo de Estudos: Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde
Desde o início, o III Ciclo de Estudos promoveu um diálogo entre pesquisadores, profissionais e estudantes reconhecendo que a saúde coletiva brasileira não está imune às influências das correntes pós-modernas e às suas contradições. Assim, o GEPETS propôs a retomada do marxismo no debate sobre educação, trabalho e saúde, resgatando as bases que fundaram a saúde coletiva brasileira e a medicina social latino-americana.
A novidade deste ciclo foi a discussão sobre Competência Estrutural em Saúde, uma abordagem educacional que surgiu nos Estados Unidos como contraponto à Competência Cultural. A competência cultural é a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que os profissionais de saúde prestem cuidados sensíveis às necessidades culturais dos pacientes, considerando suas crenças, valores e práticas. Já a perspectiva da Competência Estrutural propõe uma formação de profissionais de saúde, dentro e fora dos espaços clínicos, sob uma ótica que considera os procedimentos estruturais envolvidos no processo saúde-doença.
As bases do movimento da Reforma Sanitária Brasileira e suas contradições também foram objetos de estudo. Abordou-se quais foram os impactos da Estratégia Democrático-Popular nos rumos do sistema Único de Saúde (SUS), da saúde coletiva e dos processos pedagógicos envolvidos. Além de como essa trajetória influenciou a formação dos trabalhadores de saúde e a construção das políticas públicas no setor.
O Grupo
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Trabalho e Saúde foi criado em 2022 pela professora Cristiane Lemos do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) e está cadastrado na Plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) / Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), tendo parcerias com universidades nacionais e internacionais. Ele tem como objetivo congregar pesquisadores que tenham como centralidade analisar a formação em saúde a partir do referencial da medicina social latino americana/saúde coletiva e da pedagogia histórico crítica.
Com reuniões abertas à comunidade interessada nos temas, o grupo promove análises críticas sobre a formação médica, pedagogia das competências, metodologias ativas e formação acadêmica dos cursos de nutrição, enfermagem, medicina, fisioterapia, odontologia, residência multiprofissional e suas relações com a saúde coletiva.
Não perca essa oportunidade de aprofundar o debate crítico sobre saúde e sociedade!
SERVIÇO: 4º Encontro do III Ciclo de Estudos do GEPETS
DATA: 03/06/25
HORÁRIO: 19:00 – 21:30
PLATAFORMA: Google Meet
CONVIDADOS: Michael Harvey (Brown University School of Public Health) e Leonardo Carnut (USP)
TEMA: Competência Estrutural em Saúde: Um Diálogo com a Determinação Social da Saúde
LEITURAS INDICADAS:
- Artigo: Structural competency, Latin American social medicine, and collective health: Exploring shared lessons through the work of Jaime Breilh
Acesso: PubMed - Thinking with and Against the Social Determinants of Health: The Latin American Social Medicine (Collective Health) Critique from Jaime Breilh
Acesso: PubMed - Artigo: Marx era um determinista? ‘Determinantes’ versus ‘determinação’ e uma resposta ao campo da saúde coletiva sem pedido de desculpas, por Leonardo Carnut, et al.
Acesso: Google drive Gepets
*Ana Júlia Mendes é estagiária de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias