Tuberculose

UFG desenvolve vacina que pode ser eficaz no combate à tuberculose

Em 20/03/15 22:03. Atualizada em 02/09/15 10:03.
Com imensa satisfação parabenizamos a Profa. Ana Paula Junqueira Kipnis e Equipe pelo êxito no trabalho de desenvolvimento de vacina que poderá contribuir para o controle da tuberculose.

Desejamos muito sucesso nos andamentos dos projetos do Grupo.

Direção do IPTSP/UFG

Nova vacina está em teste para produção em larga escala

O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG) vem trabalhando para a obtenção de uma vacina capaz de prevenir a infecção pela micobactéria (Mycobacterium tuberculosis) causadora da tuberculose. Nesse trabalho, os pesquisadores estudaram a eficácia de uma nova proteína quimérica, obtida pela combinação de diversas proteínas em uma. Os testes realizados até aqui obtiveram resultados satisfatórios em animais. Este estudo foi patenteado e já há o interesse de uma empresa australiana de biotecnologia em formular a vacina para produção e comercialização em larga escala.

A coordenadora da pesquisa e professora da UFG, Ana Paula Junqueira Kipnis, explica que a substância foi desenvolvida e sintetizada em laboratório a partir de bactérias totalmente inofensivas. A expectativa dos pesquisadores é obter os resultados finais em até dois anos. Além do desenvolvimento da vacina, desdobramentos da pesquisa identificaram também produtos extraídos da flora e fauna do Cerrado com propriedades terapêuticas para o tratamento da doença.

Quadro atual da doença

O dia 24 de março é lembrado como o dia mundial de luta contra a tuberculose. De acordo com informações do Ministério da Saúde, estima-se que um terço da população mundial esteja infectada, embora nem todos venham a desenvolver a doença. Anualmente, são notificados cerca de 9 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito.

No Brasil, a tuberculose é sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.

Equipe Tuberculose IPTSP 02

Professora Ana Paula Junqueira Kipnis (ao centro) e parte da equipe que participou do desenvolvimento da vacina

Fonte: Ascom UFG