noticia5621.jpg

PROEXT 2015 - Programa de Extensão Universitária MEC/SESu

Em 12/02/14 10:06. Atualizada em 17/10/14 09:17.

Adiamento da data limite para as universidades encaminharem ao MEC as propostas de programas e projetos de extensão que concorrerão no Edital Proext 2015.
A data limite para os coordenadores enviarem à PROEC as propostas inseridas no site proext.mec.gov.br foi, portanto, prorrogada até 22 de abril, a partir da qual se procederá a seleção interna na universidade.

 

 

O PROEXT 2015 - Programa de Extensão Universitária MEC/SESu - contempla programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na formação dos alunos e na inclusão social. Entre seus objetivos, destacam-se o de potencializar e ampliar os patamares de qualidade da extensão universitária na formação dos alunos associando a sua natureza pedagógica à missão das universidades, além de estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico do estudante, pautando sua formação na cidadania e na função social.

 

 

As propostas deverão ser cadastradas pelos coordenadores no sistema de informação disponível no endereço http://www.proext.mec.gov.br até às 23h59 da segunda-feira dia 24/03/2014.

 

 

A PROEC manterá orientações para o preenchimento das propostas em sua página www.proec.ufg.br e realizará nas regionais Goiânia, Catalão e Jataí duas reuniões de apoio à elaboração de propostas. Cada reunião abordará o mesmo conteúdo, podendo o coordenador escolher qualquer opção na agenda em fevereiro ou em março:

 

  • Dia 18/02 às 14h no 4º andar do IPTSP, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, situado no Campus Colemar Natal e Silva ao lado do Centro de Aulas D da Regional Goiânia;
  • Dia 19/02 às 14h e dia 13/03 às 09h no Miniauditório Sirlene Duarte na Regional Catalão;
  • Dia 20/02 às 14h na Regional Jataí;

 

 

As próximas reuniões em Jataí e em Goiânia estarão disponíveis na página da PROEC assim que se confirmarem data e local.

 

Em 2015 os programas, que poderão ter duração de até dois anos, poderão ser contemplados em até R$300.000,00. Os projetos, com duração de até um ano, poderão receber até R$ 100.000,00.

A Universidade Federal de Goiás poderá encaminhar ao MEC no máximo 39 projetos e 38 programas, distribuídos em 19 linhas temáticas. Para isto, será feita uma seleção interna das propostas antes de submetê-las à análise do MEC, que constituirá um Comitê Técnico Multidisciplinar para a análise e julgamento. À exceção de Educação e Saúde, historicamente, não tem havido concorrência interna dentro das linhas temáticas na UFG e nossa Universidade tem deixado de concorrer em diversas linhas temáticas.

É importante que os docentes, mestres ou doutores do quadro efetivo da UFG, procurem dentre os temas disponíveis as possibilidades de desenvolverem propostas de extensão e à medida que se decidirem por determinada linha temática, informem à Coordenação de Extensão da PROEC sobre sua intensão em participar através do telefone (62)3521-1367 ou do e-mail claci@ufg.br, para que possamos mapear as linhas temáticas ainda sem propostas e focarmos na busca por propostas em outras linhas ainda não contempladas.

Até o momento o site http://www.proext.mec.gov.br está fora do ar e este ano o sistema usado em anos anteriores, Sigproj, não é mais o sistema de cadastro do PROEXT, embora seja um sistema “espelho”. A PROEC constituirá uma comissão para a seleção interna das propostas a serem encaminhadas pela UFG ao MEC até a data limite definida no edital.

 

Para mais informações acesse o Edital PROEXT 2015.

 

Fonte: Pró-reitoria de Extensão e Cultura

Categorias: Extensão Universitária