Curso de ATS
Curso de Especialização em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), modalidade ensino à distância (EAD), 2ª Turma, com iniciativa do IATS e coordenação da UFG e da UFRGS.
Inscrições gratuitas: 10 a 17 de fevereiro de 2014.
Está aberto desde o dia 10 de janeiro o edital de seleção para a 2ª Turma do Curso de Especialização em Avaliação de Tecnologias em Saúde, praticado na modalidade de Ensino a Distância e certificado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na atual edição, serão disponibilizadas 50 vagas. O curso, idealizado e promovido pelo IATS, é gratuito e terá inscrições abertas entre 10 e 17 de fevereiro de 2014.
A formação se divide em cinco módulos: “Epidemiologia e serviços de saúde”; “Metodologia em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS)”; “Custeio em Saúde”; “Análise de custo-efetividade”; “Metodologia de pesquisa para ATS (TCC)”, cuja carga horária totaliza 435 horas. Os encontros presenciais do curso ocorrerão nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia.
Formada na primeira turma, em 2013, a enfermeira Roseli Leandro recomenda o curso para gestores públicos, técnicos da área de licitações, fornecedores de material médico e de medicamentos, pesquisadores e profissionais de saúde. "Este curso proporciona o conhecimento necessário para tomada de decisões, com critérios técnico-científicos. É fundamental para capacitar gestores e pessoas responsáveis por decisões e adoção de práticas em serviços de saúde", afirma.
Para Roseli, o curso deu base à iniciativa de optar pelo Mestrado na área de ATS. "O curso de ATS me motivou a realizar o Mestrado nesta área, pois desde a minha Graduação, em 1998, buscava por uma ferramenta para tomada de decisão, o que não havia encontrado nos cursos que realizei anteriormente. Em 2011, tive contado com docentes membros do IATS, que demonstraram a metodologia para ATS. Foi quando identifiquei o valor deste conhecimento e resolvi buscar a formação", conclui.
A médica psiquiatra e pesquisadora do IATS, Luciane Nascimento Cruz, coordenadora do curso, explica que, de acordo com as normas para ingresso, a prioridade de acesso será para profissionais vinculados de alguma forma à tomada de decisão sobre incorporação de tecnologias em saúde no Sistema Único de Saúde.
A inscrição será realizada somente pela internet e a homologação ocorrerá mediante aprovação em pré-teste de seleção, efetuado pela web. A divulgação da lista de selecionados ocorrerá a partir de 10 de março. O início das aulas está previsto para 26 de março.
Além do IATS e da UFRGS, participam da elaboração, aplicação das atividades e avaliações: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal de Goiás (UFG).
Texto e edição: Luiz Sérgio Dibe
Link da notícia no site do IATS: http://www.iats.com.br/?p=noticias&id=272
Link para edital e mais informações: http://www.iats.com.br/ead/
Source: IATS
Categories: Cursos