IPTSP na Mídia - Jadson influente (2)

IPTSP na Mídia - TV Anhanguera entrevista Jadson Bezerra sobre sua inclusão entre os cientistas mais influentes do mundo

Em 27/10/26 08:34. Atualizada em 27/10/26 08:36.

Professor do IPTSP/UFG foi reconhecido entre os 2% de cientistas mais citados em pesquisas acadêmicas

 

Texto: Fernando Cardoso

O professor Jadson Bezerra, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP/UFG), concedeu uma entrevista para o Jornal Anhanguera, da TV Anhanguera. Na reportagem, o professor falou sobre a sua inclusão no World’s Top 2% Scientists, ranking dos cientistas mais influentes do mundo, realizado pela Universidade de Stanford (EUA) e publicado pela editora Elsevier.

A pesquisa do professor é voltada para o estudo de fungos, muitos deles associados às plantas e ao solo do cerrado. O processo de pesquisa começa com a coleta de amostras no meio ambiente e posteriormente uma análise detalhada, que inclui a observação de fotos e cores das colônias, análises em microscópios e o sequenciamento de DNA.

Sobre sua inclusão entre os 2% de cientistas mais citados em pesquisas acadêmicas no ano de 2025, Jadson disse que foi uma surpresa e uma grande responsabilidade. “Isso acabou se espalhando também por vários outros países que estudam taxonomia e identificação de fungos e tomam as nossas pesquisas como padrão, como base para os estudos que estão desenvolvendo em outros lugares”, completou.

Além do professor Jadson Bezerra, o professor Alejandro Luquetti também foi incluído no ranking, sendo destaque pelo impacto do seu trabalho ao longo da carreira.

Assista a matéria completa.

 IPTSP na Mídia - Jadson influente (1)

*Fernando Cardoso é bolsista de jornalismo do Ceti-Saúde UFG e é supervisionado pela jornalista Marina Sousa.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IPTSP/UFG

Categorias: NOTÍCIAS