PPGBRPH com vagas para disciplinas de Métodos em Imunologia e Integração Pós-Graduação e Educação Básica
18 vagas estão disponíveis entre as duas disciplinas ofertadas
Texto: Fernando Cardoso
O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH) do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG) está com vagas abertas para duas disciplinas de pós-graduação: Métodos em Imunologia e Integração Pós-Graduação e Educação Básica, ambas coordenadas pelo professor Prof. Milton Adriano Pelli de Oliveira.
A disciplina de Métodos em Imunologia terá carga horária de 32h com 8 horas de prática (2 créditos) e tem dez (10) vagas disponíveis. As aulas serão realizadas de segunda-feira a sexta-feira, entre os dias 14 e 26 de agosto, das 14h às 18h. As atividades ocorrerão na sala 402 do IPTSP e no Laboratório de Citometria do Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs), ambos localizados no Campus Colemar Natal e Silva ( Setor Leste Universitário - Goiânia)
A disciplina aborda as principais técnicas para avaliar a resposta imune humoral e celular. A metodologia combina aulas teóricas com a análise e discussão de artigos científicos da área. Os alunos também vão assistir a vídeos sobre separação e preparação celular e realizar uma atividade prática presencial em citometria de fluxo.
Já a disciplina de Integração Pós-Graduação e Educação Básica oferece oito (8) vagas e possui carga horária de 32 horas, sendo 28 de atividades práticas (dois créditos). O curso será ministrado entre 10 de setembro e 30 de outubro. As aulas teóricas ocorrerão às sextas-feiras, no IPTSP, enquanto as práticas acontecem às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, no Colégio Militar (unidade a definir), ambas das 7h às 12h.
A disciplina busca promover a integração entre pós-graduação e educação básica por meio de atividades práticas em Ciências Biológicas III. Os pós-graduandos irão realizar palestras em escolas de ensino médio e receber os alunos para visitas aos laboratórios do IPTSP. Durante a experiência, os estudantes aprenderão técnicas científicas e serão supervisionados pelos pós-graduandos.
As vagas estão disponíveis apenas para estudantes de pós-graduação da UFG. Interessados podem matricular-se pelo SIGAA. Em caso de dúvidas, entre em contato com o PPGBRPH por meio do e-mail: ppgbrph.iptsp@ufg.br.

*Fernando Cardoso é bolsista de jornalismo do Ceti-Saúde UFG e é supervisionado pela jornalista Marina Sousa.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IPTSP/UFG
Categorias: Notícias