Professor do IPTSP, Max Moura de Oliveira, recebe homenagem durante celebração da Rede Interagencial de Informações para a Saúde
O professor é representante da Universidade Federal de Goiás (UFG) na Rede
Texto: Maria Eduarda Silva
Na última semana de junho (29/6), o professor Max Moura de Oliveira, professor do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi homenageado por sua participação na Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa). O professor Otaliba Libânio de Morais Neto, orientador no PPGSC, no Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP) e no curso de Medicina da UFG, também foi homenageado como representante.
O encontro ocorreu no IPTSP, com a presença da reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, do diretor do IPTSP, Yves Mauro Fernandes Ternes, da vice-diretora, Thaís Rocha Assis, da pró-reitora adjunta de Relações Internacionais Aline Regina Martins, e do assessor de Relacionamento Interinstitucional Tasso de Sousa Leite.
A homenagem foi entregue pela reitora e recebida pelo professor Max, durante a celebração dos 30 anos da Ripsa no Ministério da Saúde. A UFG participa da Rede desde sua criação, em 1996. Na ocasião, o professor recebeu uma placa de agradecimento, simbolizando o reconhecimento ao compromisso técnico-científico e à contribuição para a qualificação da informação em saúde pública no país.
Max também participou da edição do terceiro volume do livro “Indicadores Básicos de Saúde: conceitos e aplicações”, conhecido como Livro Verde, uma das principais referências para a produção e uso de dados no Sistema Único
A reitora da Universidade, Sandramara, parabenizou os docentes por seu trabalho fundamental para a sociedade:
“Essa é uma fonte para estabelecer políticas públicas efetivas com parâmetros confiáveis, o que é muito importante”.
Sobre a Ripsa
A Ripsa é uma rede colaborativa criada em 1996 pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Ela reúne dezenas de instituições para padronizar e analisar dados e indicadores. O objetivo é orientar e avaliar políticas públicas para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Em 2026, a Rede completou 30 anos, consolidando-se como espaço estratégico para a qualificação dos indicadores que orientam o planejamento, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas no país. Durante a cerimônia de celebração, foi lançada a terceira edição do Livro Verde, uma das principais referências para a produção e uso de dados no SUS.
*Maria Eduarda Silva é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.
Source: Comissão de Comunicação IPTSP
Categories: Notícias