curso de treinamento em técnicas laboratoriais.png

PPGBRPH oferta curso de extensão sobre Curso de Treinamento em Técnicas Laboratoriais para o Estudo da Relação Parasito-Hospedeiro

Em 05/03/26 13:11. Atualizada em 05/03/26 13:30.

As inscrições encontram-se abertas e serão ofertadas 30 vagas 

Com o intuito de oportunizar o acesso aos laboratórios do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), e consequentemente as pesquisas científicas, é que o Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH), oferta o novo curso de extensão que envolve nove laboratórios do IPTSP.  Denominado “Curso de treinamento em técnicas laboratoriais para o estudo da relação parasito-hospedeiro” o curso de extensão começa no mês de março e seguirá até o mês de dezembro, com pausa devido às férias escolares.

O curso de extensão do PPGBRPH é gratuito e poderão se inscrever estudantes do Ensino Médio, Ensino Superior ou recém-formados nas áreas Biológicas ou da Saúde. O coordenador do projeto de extensão, professor Milton Adriano Pelli de Oliveira explica que o objetivo do curso é  possibilitar a utilização dos laboratórios de pesquisa do PPGBRPH para atividades de treinamento de pessoas da comunidade da Universidade Federal de Goiás (UFG) ou de fora da universidade que, de maneira geral, não têm acesso às técnicas utilizadas nestes laboratórios. Serão ofertadas 30 vagas distribuídas entre 10 laboratórios, conforme o quadro a seguir. 

Durante o curso, os estudantes matriculados irão participar de palestras e de atividades práticas nos diferentes laboratórios para escolherem um projeto de pesquisa que, após realizado, deverá gerar um relatório e uma apresentação oral em um seminário no final do curso, previsto para acontecer no mês de dezembro deste ano. Participam desse curso de extensão o Laboratório de Citocinas; Laboratório de Imunoregulação; Laboratório de Virologia e cultivo celular; Laboratório de Imunoparasitologia; Laboratório de Biotecnologia ambiental; Laboratório de Patologia de Invertebrados; Laboratório de Micologia, Laboratório de Nano e Biotecnologia e Laboratório de Estudos da Relação Parasito-Hospedeiro

 curso laboratoria - 1.png
 curso lab 2.png

Orientações

As inscrições já estão abertas e os interessados em fazer o curso de extensão devem enviar uma carta de solicitação de inscrição, juntamente com uma carta de aceite do supervisor para o e-mail: mapoliv@ufg.br . O candidato deverá ter um mínimo de 12 horas semanais disponíveis para os períodos de atividades nos laboratórios. O curso é gratuito, e a oferta é de 30 vagas. Ressaltamos que os participantes serão responsáveis pela aquisição do seu próprio Equipamento de Proteção (EPI) necessário em cada laboratório. O professor do IPTSP, Milton Adriano Pelli de Oliveira ressalta que os estudantes matriculados no curso de extensão terão um supervisor principal, dentre os docentes do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro e também serão acompanhados pelos discentes matriculados do programa.

Faça o download da FICHA DE INSCRIÇÃO
Faça o download da CARTA DE ACEITE

Programa do Curso

Inscrição: De 02 a 30 de Março de 2026

Entre os dias 06 e 10 de abril de 2026: Apresentação dos laboratórios participantes e palestras sobre biossegurança

Entre os dias 13 de abril de 2026 a 11 de dezembro de 2026: Atividades em laboratórios

Entre os dias 04 e 11 de dezembro de 2025: Apresentação dos resultados em relatório escrito e em forma de apresentação oral.

 

Laboratório

Contato para a carta de aceite do supervisor

Vagas disponíveis

1) Laboratório de Citocinas

Professor Dr. Milton Adriano de Oliveira - mapoliv@ufg.br 3

2)Laboratório de Imunoregulação

Professora Dra. Simone Fonseca - sfonseca@ufg.br 3

3)Laboratório de Imunoparasitologia

Professor Dr. Rodrigo Saar - rodrigosaar@ufg.br
Professora Dra. Fátimas Dias - fdias@ufg.br 

3
4) Laboratório de Virologia e. Cultivo Celular

Professora Dra.Menira Borges - menira@ufg.br
Professora Dra. Fabíola Fiacadori - fabiola@ufg.br 

3

5) Laboratório de Biotecnologia Ambiental

Professor Dr. Thiago Rocha - thiagorochabio20@ufg.br 3

6) Laboratório de Patologia de Invertebrados

Professor Dr. Éverton Kort - evertonkort@ufg.br  
Professor Dr. Wolf Christian Luz - wolf@ufg.br 

3

7) Laboratório de Micologia

Professor Dr. Jadson Bezerra -jadsonbezerra@ufg.br   3

8) Laboratório de Estudos da Relação Parasito-Hospedeiro

Professora Dra. Marina Clare - mvinaud@ufg.br    3

9) Laboratório de Biologia e Fisiologia de Insetos 

Professora Dra. Adelair Helena - adelair@ufg.br  3

10) Laboratório de Nano e Biotecnologia

Professor Dr. André Amaral - andre_amaral@ufg.br. 3

 

Observação: Antes de se candidatar, confirme por e-mail com o(a) professor(a) responsável se ainda há vaga disponível no laboratório, pois ela pode já ter sido preenchida antes da atualização desta página.

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias