Simpósio de Doença de Chagas retorna para segunda edição entre os dias 7 e 8 de abril
A segunda edição do evento será realizada no auditório do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, reunindo especialistas de referência nacional na área
Texto: Maria Eduarda Silva - Arte: Mailson Diaz
Durante os dias 7 e 8 de abril, o 2º Simpósio de Doença de Chagas do Estado de Goiás retoma a discussão sobre a Doença de Chagas entre especialistas, estudantes, docentes, pesquisadores, profissionais da saúde e pessoas interessadas no tema. O evento é promovido pelo projeto “UniChagas: a Universidade no enfrentamento da doença de Chagas”, pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, da Universidade Federal de Goiás (IPTSP/UFG), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás.
Após o sucesso da primeira edição, que contou com debates sobre estratégias de combate, apresentação de projetos e discussões sobre a atual situação do país em relação à doença, o Simpósio retorna com a temática de relevância do vetor triatomíneo (barbeiro), vigilância entomológica e do controle vetorial nas estratégias contemporâneas de enfrentamento da Doença de Chagas. Dessa forma, busca-se fortalecer a integração entre universidades públicas e privadas, secretarias de vigilância de saúde nos âmbitos municipal, estadual e federal, além da sociedade civil, promovendo o diálogo qualificado, o intercâmbio de saberes e a articulação interinstitucional para o controle efetivo da doença.
Entre os especialistas convidados, estão: representantes do Ministério da Saúde, representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e de Secretarias Municipais de Saúde, representantes da Fiocruz/Rio de Janeiro, representantes da Universidade de Brasília (UNB), além de outros profissionais com reconhecida atuação técnico-científica no campo da vigilância e do controle da doença de Chagas.
Inscrições abertas até dia 3 de abril de 2026. Inscreva-se já!
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Para envio de trabalhos, o(a) apresentador(a) deve estar devidamente inscrito(a) no evento. Cada participante poderá submeter até dois trabalhos como autor principal.
O período de submissão de trabalhos vai do dia 16 de fevereiro até o dia 17 de março de 2026, e deve ser realizada por meio de envio do resumo em formato PDF para o e-mail oficial do evento: simposiochagasgo@gmail.com
Orientações para envio por e-mail
- Assunto do e-mail (obrigatório);
- Submissão de Trabalho – Nome do Primeiro Autor.
No corpo do e-mail deverá constar, obrigatoriamente:
- Título do trabalho;
- Nome completo de todos os autores (na ordem de autoria);
- Nome do(a) apresentador(a) indicado(a);
- Indicação de interesse pela modalidade de apresentação oral.
Modalidade de apresentação
Os trabalhos aprovados serão apresentados, prioritariamente, na modalidade pôster, que constitui a modalidade padrão do evento.
Os autores poderão manifestar interesse em concorrer à modalidade apresentação oral no momento da submissão.
Serão selecionados para apresentação oral até 5 (cinco) trabalhos com as maiores notas entre aqueles que manifestarem interesse nessa modalidade, conforme critérios estabelecidos pela Comissão Científica.
Os demais trabalhos aprovados permanecerão na modalidade pôster.
Para mais informações sobre a submissão de trabalhos para o evento, acesse as normas estabelecidas pela Comissão Científica: veja aqui.
SERVIÇO:
2º SIMPÓSIO DE DOENÇA DE CHAGAS DO ESTADO DE GOIÁS
LOCAL: Auditório do IPTSP
DATA: 07/04/2026 e 08/04/2026
Inscrições abertas

*Maria Eduarda Silva é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.
Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP
Categorias: Notícias