Centro Multiusuário de Produção e Experimentação (CMPEA) do IPTSP recebe visita para avaliar instalações com animais de experimentação
Presidente da Sociedade Brasileira de Ciências de Animais de Laboratório visitou o Centro para adequação à Portaria nº 9037/2025
Texto: Maria Eduarda Silva
O Centro Multiusuário de Produção e Experimentação (CMPEA), do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), recebeu, no início de fevereiro, a visita do professor Murilo Vieira, atual presidente da Sociedade Brasileira de Ciências de Animais de Laboratório (SBCAL) e responsável técnico da Rede de Biotérios de Roedores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
A visita técnica foi realizada com o objetivo de adequação à Portaria nº 9037/2025, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que estabelece a obrigatoriedade do licenciamento de biotérios e instalações animais, em conformidade com as resoluções normativas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA). O prazo final para adequação e obtenção do licenciamento, para o grupo de roedores e lagomorfos (pequenos mamíferos herbívoros), é 17 de setembro de 2026. No caso do CMPEA, as espécies contempladas incluem camundongos, ratos e coelhos.
A visita também atende a uma demanda da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG) que, visando subsidiar a participação no edital Fapeg nº 40/2025, optou pela presença de um profissional externo, fora da Universidade Federal de Goiás, com atuação reconhecida na área de ciência em animais de laboratório e gestão de biotérios.
Durante a visita, Murilo Vieira percorreu diferentes instalações da UFG que mantêm animais, entre elas o CMPEA, a fim de elaborar um relatório técnico contendo um panorama geral da situação atual. O documento servirá como base não apenas para a composição do edital Fapeg em andamento, mas também para o planejamento de ações institucionais voltadas a adequações de estruturas e processos dentro do prazo legal estabelecido pela portaria vigente.
Além de Murilo Vieira, estiveram presentes a professora Marina Pacheco Miguel, coordenadora do CMPEA/IPTSP, Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera, referência na área de Ciência de Animais de Laboratório, a professora Liliana Borges, vice-coordenadora do CMPEA/IPTSP, Daniel Silva Goulart, médico veterinário responsável pelo biotério, e Taís Andrade Dias de Souza, coordenadora e responsável técnica do Centro de Produção e Ciência em Biomodelos da UFG.
ao final da vistoria no CMPEA.
A iniciativa reflete o compromisso do CMPEA e da UFG com a ética no uso de animais para fins científicos e educacionais, reforçando sua busca pela excelência e qualidade da pesquisa científica e do bem estar animal.

*Maria Eduarda Silva é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.
Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP