Curso em Análise de Situação de Saúde em DANTs encerra formação internacional com participantes de diferentes estados brasileiros
O curso ocorreu em formato híbrido, contando com a participação de gestores, técnicos, pesquisadores e profissionais da área
Texto: Maria Eduarda Silva
O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) participou, no dia 03 de fevereiro, do evento de encerramento do Curso de Formação em Análise de Situação de Saúde para Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (ASIS em DANTs). O curso foi realizado sob coordenação geral da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com o Ministério da Saúde.
O evento ocorreu em formato híbrido, com atividades presenciais no Auditório do Edifício P.O. 700, em Brasília, e transmissão simultânea on-line, via canal do youtube da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente/SVSA. O formato híbrido possibilitou amplo alcance virtual, reunindo gestores, técnicos, pesquisadores e profissionais de vigilância em saúde de diferentes estados brasileiros e de países de língua portuguesa (CPLP).
A mesa diretiva foi composta por Marta Rovery de Souza, professora do IPTSP, da Universidade Federal de Goiás; Letícia de Oliveira Cardoso, diretora do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis; Guilherme Loureiro Werneck, diretor do Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente; Alessandra Ambrósio, responsável pela Cooperação Técnica com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; e Rawlinson Dias Rodrigues, chefe da Divisão de Cooperação Internacional.

A formação integra as ações do Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado em 2023 entre a UFG e o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (DAENT/SVSA).
Sob coordenação geral da UFG, representada pela professora Marta Rovery de Souza, o curso teve como foco o fortalecimento da vigilância em saúde, a qualificação técnica das equipes e a promoção da cooperação internacional, com ênfase nas doenças e agravos não transmissíveis.

Resultados e Aplicação na Prática
Durante o evento de encerramento, a coordenação apresentou uma síntese dos resultados alcançados ao longo do processo formativo, destacando:
- A consolidação de uma rede de cooperação técnica entre territórios.
- A produção de materiais orientadores.
- O estímulo à aplicação prática da Análise de Situação de Saúde (ASIS) no cotidiano dos serviços de vigilância.
A programação incluiu, ainda, momentos dedicados à apresentação do repositório virtual do curso, à avaliação da aplicabilidade do curso na rotina de trabalho dos participantes e um painel internacional com participação de egressas e egressos do curso.
Representando os egressos e egressas do curso, participaram do painel:
- Eleunilza Lopes da Glória (São Tomé e Príncipe)
- Eralda Ferreira da Silva (Brasil - SES/RJ)
- Francisco João Dambo (Moçambique)
- Salomão Mário Crima (Guiné-Bissau)
Neste painel, foram compartilhadas experiências e planos de ação desenvolvidos nos países participantes e em estados brasileiros, evidenciando o impacto ampliado da formação viabilizado pelo formato híbrido e pelo alcance virtual da iniciativa.

Acesse o Repositório Digital aqui!
O encerramento do curso reafirma o papel da UFG e do IPTSP como instituições estratégicas na coordenação de processos formativos de alcance nacional e internacional, alinhados às prioridades do Sistema Único de Saúde (SUS) e ao fortalecimento da vigilância em saúde baseada em evidências, cooperação técnica e integração entre ensino, pesquisa e gestão.

*Maria Eduarda Silva é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.
Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP
Categorias: Notícias