professor thiago lopes

IPTSP NA MÍDIA - Professor Thiago Rocha é destaque no Jornal UFG por auxiliar pesquisadores na atualização do currículo Lattes

On 01/27/26 09:49 . Updated at 01/27/26 09:53 .

Professor tem um perfil de divulgação científica no Instagram, em que utiliza o bom humor para retratar o cotidiano dos pesquisadores 

Texto: Maria Eduarda Silva

O professor Thiago Rocha, do setor de Biotecnologia, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), foi destaque no Jornal UFG por auxiliar pesquisadores, desde calouros a pós graduandos, a entenderem a importância do registro acadêmico no currículo Lattes. 

No âmbito científico brasileiro, o currículo Lattes representa a identidade do pesquisador, e muitos discentes negligenciam sua importância ao ingressarem ao ensino superior. De acordo com o professor Thiago Rocha, essa barreira pode ocorrer pela falta de oportunidades de formação prática dentro das grades curriculares. 

prof. thiago feed

A matéria ressalta que, um dos motivos para que estudantes hesitem em criar seu currículo por acreditarem não possuir conteúdo suficiente, mesmo que a plataforma registre o amadurecimento acadêmico desde os primeiros passos. Em seu perfil no Instagram, o professor oferece orientações práticas sobre como utilizar o Lattes de maneira simples e descontraída. 

O professor ressalta que, mesmo nos primeiros períodos, ter um Lattes atualizado contribui para uma competitividade por bolsas e projetos. Atividades como monitorias, estágios, bolsas de iniciação científica e participação em eventos - como ouvinte ou apresentador - são fundamentais para compor o histórico do aluno. 

“É necessário ver o currículo como uma porta que se abre para diferentes possibilidades”, afirma. 

Thiago Lopes também reforça que, ao humanizar a figura do orientador e utilizar a estratégia de comunicação descontraída, tem sido eficazes para promover o engajamento e a divulgação científica. 

"Percebi que o humor é uma excelente estratégia para conectar as pessoas, promover o bem-estar emocional e social, bem como abordar questões complexas de modo simplificado e atrativo”, afirmou.

Não deixe de conferir a matéria completa no site oficial do Jornal UFG.

 

na mídia

 

*Maria Eduarda Silva é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.

Categories: Notícias