Nova gestão assume o IPTSP/UFG para o quadriênio 2026–2029
Professor Yves Mauro Fernandes Ternes, assume a direção, e a professora Thaís Rocha Assis, assume a vice-direção
Texto e foto: Marina Sousa
Teve início nesta sexta-feira, 9 de janeiro de 2026, a nova gestão do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), da Universidade Federal de Goiás (UFG). O Instituto passa a ser dirigido, no quadriênio 2026–2029, pelo professor Yves Mauro Fernandes Ternes, que assume a Direção, e pela professora Thaís Rocha Assis, como vice-diretora.
Egresso do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública do IPTSP, o professor Yves Ternes mantém vínculo com o Instituto desde a época do mestrado e doutorado, ainda antes de ingressar como servidor da UFG. Docente do Departamento de Saúde Coletiva, ele soma nove anos de atuação na Universidade e possui ampla experiência na área de Vigilância em Saúde. Ao longo da carreira, atuou na Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e, mais recentemente, ocupou o cargo de superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia entre 2020 e 2023. Seus principais temas de interesse são Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis.
A vice-diretora, professora Thaís Rocha Assis, também possui trajetória consolidada na UFG. Docente da Universidade há 15 anos, sendo seis deles no IPTSP, integra o Departamento de Saúde Funcional do curso de Fisioterapia. É doutora em Ciências da Saúde e atua como professora da Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da UFG/Ebserh, além de ter sido coordenadora (2016 - 2018) do curso de Fisioterapia na Universidade de Jataí. Assis também é coordenadora do Grupo de Aprendizagem Tutorial 5 do PET-Saúde Equidade.Sua experiência abrange as áreas de Saúde Pública, Saúde Coletiva e Saúde da Mulher, com atuação em temas como Atenção Primária à Saúde, Promoção da Saúde, Integração Ensino-Serviço-Comunidade, trabalho em equipe, interprofissionalidade na formação em saúde, cuidado pré-natal, humanização do parto, violência obstétrica e prevenção e reabilitação de disfunções do assoalho pélvico.
Ao comentar o início da nova gestão, o diretor Yves Ternes destacou o sentimento de gratidão e reconhecimento pelo processo de transição.
“O primeiro sentimento é de agradecimento a toda a comunidade acadêmica e à gestão anterior. A transição foi muito tranquila e conduzida com grande profissionalismo, e precisamos reconhecer, especialmente, o apoio da professora Flávia Aparecida e Megmar Aparecida”, afirmou.
Segundo ele, a nova gestão assume com entusiasmo e uma agenda robusta. “Chegamos com muita vontade de trabalhar e de fazer o melhor, buscando ampliar as perspectivas de crescimento do Instituto. Isso envolve tanto a melhoria da estrutura quanto a ampliação de recursos e projetos. Também temos expectativas importantes, como a formação da primeira turma de Fisioterapia, a inauguração do CEPFisio e o início das atividades do NB3. Já começamos com desafios significativos, e esse é o sentimento que nos move neste momento”, concluiu.
A vice-diretora Thaís Rocha também avalia o início da gestão de forma positiva. De acordo com ela, o engajamento da comunidade acadêmica ficou evidente durante o período que antecedeu a consulta à comunidade para a escolha da nova direção.
“O IPTSP é um instituto em que as pessoas são muito engajadas, e isso ficou muito claro nas conversas que tivemos com as equipes. A consulta à comunidade foi muito rica e participativa”, destacou.
Ela reforçou ainda o compromisso com a continuidade e o avanço das ações institucionais. “Acreditamos em uma gestão participativa, como foram as gestões da Flávia e da Megmar. Queremos dar continuidade às conquistas alcançadas nos últimos anos e avançar em novas realizações. Temos um grupo muito unido, e isso faz toda a diferença”, afirmou.
Ao final, a nova direção reforçou que o objetivo é dar continuidade ao trabalho desenvolvido até aqui, ao mesmo tempo em que constrói uma identidade própria de gestão, pautada no diálogo, na participação coletiva e no fortalecimento do papel estratégico do IPTSP na formação, na pesquisa e na saúde pública.
A cerimônia de posse com a Reitoria da UFG está marcada para acontecer no dia 15 de janeiro às 16hs, no gabinete da reitora, no Campus Samambaia.
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias