visita técnica NB3.png

Visita técnica reúne Corpo de Bombeiros Militar, Hospital das Clínicas e IPTSP/UFG para alinhamento de protocolos do Laboratório NB3

On 12/17/25 13:48 . Updated at 12/17/25 15:10 .

Visita apresentou a estrutura física do NB3, seus sistemas de contenção, protocolos de segurança e o alinhamento de ações emergenciais entre as instituições envolvidas.

 

Texto e foto: Marina Sousa

No dia 8 de dezembro, as instalações do Laboratório Multiusuário com Ambiente Controlado de Nível de Biossegurança 3 (NB3), localizado no CMBiotecs do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), receberam uma ampla visita técnica institucional, como parte do processo de certificação e preparação para a futura inauguração do espaço.

 IMG_6340.jpg
A pesquisadora Ana Paula Kipinis apresentou as instalações do Laboratório NB3, destacando suas particularidades operacionais e os rigorosos protocolos de biossegurança. Entre eles, ressaltou que os materiais e objetos de pesquisa devem ser sempre transportados de um ambiente para outro com o uso de carrinhos apropriados, sendo vedado o transporte manual, sem apoio, a fim de garantir a segurança dos pesquisadores e a integridade dos procedimentos.


A agenda contou com a participação de cerca de 50 profissionais, entre integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, da Polícia Científica, profissionais de saúde do  Hospital das Clínicas (HC-UFG/Ebserh). A visita teve como objetivo principal a apresentação do espaço físico do laboratório, seus sistemas de contenção e as medidas de segurança, além do alinhamento de ações emergenciais integradas entre as instituições envolvidas. A visita foi guiada pela equipe do NB3 e CMBiotecs.

 IMG_6352.jpg
O Laboratório NB3 é o primeiro desta categoria implantado em uma universidade pública da região Centro-Oeste. Devido à sua elevada complexidade tecnológica e ao alto investimento necessário para sua implantação, o projeto contou com apoio financeiro, em parte,
da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

 

O Laboratório Multiusuário com Ambiente Controlado de Nível de Biossegurança 3 (NB3) permitirá o desenvolvimento de pesquisas com agentes biológicos de classe de risco 3, incluindo vírus, bactérias e fungos altamente infecciosos, capazes de causar doenças mais graves ou para as quais ainda não existem vacinas ou tratamentos eficazes. Por essa razão, todas as atividades precisam ocorrer sob condições extremamente rigorosas de contenção, garantindo a segurança dos pesquisadores, do meio ambiente e da população em geral.

Durante a visita, foram discutidos fluxos de emergência, incluindo a atuação conjunta entre o Batalhão Especializado em Operações com Produtos Perigosos do Corpo de Bombeiros de Goiás e o Hospital das Clínicas da UFG, responsável pelo atendimento médico em caso de eventuais acidentes no laboratório. Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros será responsável pela retirada segura da pessoa envolvida e pelo encaminhamento ao HC-UFG/Ebserh.

O batalhão responsável pela visita foi comandado pelo Coronel Wanderley Valério de Oliveira e pelo Tenente-Coronel Pyterson Kazaer Morais Aires. Pelo Hospital das Clínicas (HC), participaram a médica Paula de Alencar Veloso e a enfermeira Ana Paula Silva Silveira, integrantes da equipe do Pronto-Socorro que atuará diretamente nos atendimentos relacionados ao NB3.

Como parte do processo de preparação, os membros do Corpo de Bombeiros também participaram de um curso de biossegurança, ministrado pelo professor André Kipnis, integrante da comissão de implantação do NB3. A formação abordou temas como riscos biológicos, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), manuseio seguro de agentes biológicos e procedimentos em situações de emergência, representando uma oportunidade de aprimoramento profissional em parceria com o IPTSP/UFG.

 andre kipnis - ajuste.jpeg
O professor André Kipnis ministrou uma aula aos bombeiros militares, abordando princípios e protocolos de biossegurança aplicados ao funcionamento do Laboratório NB3. (Print feito pela autora)

 


Outro ponto central da visita foi a discussão sobre os documentos de qualidade, responsabilidade e protocolos de atendimento seguro, que serão elaborados de forma conjunta entre as instituições ao longo do mês de janeiro de 2026. Esses documentos irão consolidar o protocolo de atendimento seguro em emergências no NB3, etapa fundamental para a obtenção das autorizações legais necessárias.

Com investimento de R$ 3,9 milhões da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), o NB3 do IPTSP/UFG é o primeiro laboratório com ambiente controlado de nível de biossegurança 3 instalado em uma universidade pública da região Centro-Oeste. O espaço é coordenado por uma equipe de especialistas que acompanha sua concepção desde a fase inicial.

Equipe

A Comissão de Implantação do NB3 é composta pelos docentes do IPTPS Prof. André Kipnis, Profª Ana Paula Junqueira Kipnis e Profª Simone Gonçalves da Fonseca, além da Dra. Natália Oliveira e da mestra Elaine Jacob, ambas do CMBiotecs, atuando, respectivamente, como vice-coordenadora e técnica de laboratório.O projeto conta ainda com apoio institucional da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), da Secretaria de Tecnologia e Informação (Seti) e da Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH) da UFG, além da Direção do IPTSP, representada pela Profª. Flávia Aparecida de Oliveira, pela vice-diretora Profª. Megmar Aparecida dos Santos Carneiro, pelo coordenador de Planejamento e Gestão do IPTSP, Álisson Pereira dos Santos, e pela equipe técnica do CMBiotecs.

A visita técnica marca mais um passo decisivo na consolidação do NB3 como uma infraestrutura estratégica para a pesquisa científica de alto nível, fortalecendo a capacidade do Estado de Goiás e da UFG em responder a desafios relacionados a agentes infecciosos de maior complexidade, sempre com foco na segurança, na responsabilidade institucional e na integração entre ciência e serviços essenciais.




Source: Comissão de Comunicação IPTSP

Categories: Notícias