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Conselho Diretor do IPTSP apresenta relatório de gestão e marca encerramento da gestão 2022–2025

Em 16/12/25 10:46. Atualizada em 16/12/25 13:35.

O relatório evidenciou o crescimento institucional, o fortalecimento acadêmico e científico, além dos avanços na gestão administrativa, infraestrutura e comunicação

Texto e foto: Marina Sousa

No dia 11 de dezembro, foi realizada a última reunião do Conselho Diretor de 2025 do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG). O encontro teve como pauta central a apresentação do Relatório de Gestão referente ao quadriênio 2022–2025, período que marca o encerramento da gestão da diretora Flávia Aparecida de Oliveira e da vice-diretora Megmar Aparecida Carneiro dos Santos.

A apresentação foi conduzida pela Direção do Instituto e trouxe um panorama abrangente das ações, conquistas e desafios enfrentados ao longo dos últimos quatro anos, evidenciando o crescimento institucional, o fortalecimento acadêmico e científico, além dos avanços na gestão administrativa, infraestrutura e comunicação.

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Reunião de Conselho Diretor visa garantir a organização, tomada de decisões em colegiado, aprovação de finaças e garatir a conformidade legal e ética que guiam os passos da instituição 


O IPTSP em números

Atualmente, o IPTSP conta com 134 servidores efetivos, sendo 45 técnicos-administrativos em educação (TAEs) e 89 docentes. Na graduação, o curso de Biotecnologia possui 110 estudantes ativos, enquanto o curso de Fisioterapia soma cerca de 100 estudantes e deverá formar sua primeira turma no próximo ano, consolidando-se como uma importante frente de formação na área da saúde.

No campo da pesquisa e extensão, os dados apresentados a partir da plataforma Analisa revelam que, em 2025, o Instituto possui 149 projetos de pesquisa vigentes e 127 projetos de extensão em andamento, refletindo o protagonismo do IPTSP na produção científica e na interação com a sociedade.

Planejamento estratégico e projetos estruturantes

Durante a apresentação, também foi destacado o projeto IPTSP Planeja, desenvolvido no âmbito da plataforma SIPEP, da Secretaria de Planejamento da UFG (Secplan). O planejamento estratégico do Instituto foi estruturado a partir de quatro grandes perspectivas, desdobradas em 11 temáticas, 29 objetivos estratégicos e 14 objetivos específicos  organizados em formato de projetos.

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Vice-diretora do IPTSP, Megmar Aparecida Carneiro dos Santos explica os dados do Planejamento Estratégico e projetos estruturantes

 

Entre os eixos apresentados estão:

  • IPTSP Planeja

  • IPTSP Comunica

  • IPTSP Motiva e Integra

  • IPTSP Infra

  • IPTSP Arquiva

  • IPTSP Pesquisa & Desenvolvimento

  • IPTSP Saúde & Segurança

  • CMBiotecs Avante

Esses projetos orientam ações voltadas ao fortalecimento da graduação e da pós-graduação, à qualificação da gestão, à promoção da saúde e segurança no trabalho, ao incentivo à inovação e à ampliação do sentimento de pertencimento institucional.

Eventos institucionais e valorização da memória

O relatório também resgatou eventos marcantes da gestão, como as comemorações pelos 55 e 56 anos do IPTSP. A celebração dos 56 anos, realizada em 27 de outubro de 2023, integrou a Semana do Servidor Público e prestou uma emocionante homenagem a 30 servidores com mais de 25 anos de serviços prestados ao Instituto. As homenagens foram organizadas por faixas de tempo, reconhecendo trajetórias de 25, 30, 35, 40 e até 50 anos de dedicação ao IPTSP/UFG.

Outro marco destacado foi a celebração dos 15 anos do curso de Biotecnologia, reforçando a importância da graduação na formação de profissionais qualificados e no fortalecimento da ciência produzida na UFG.

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A realização da 1ª e 2ª edições do Arraiá do IPTSP, organizadas pelos Centros Acadêmicos de Biotecnologia e Fisioterapia, pela Atlética Acadêmica de Biotecnologia (A.A.A.B.) Quimera e pela By Technology Jr., também foi lembrada como uma iniciativa de integração e fortalecimento da comunidade acadêmica e protagonismo estudantil.

Pós-graduação e avaliação da Capes

Na pós-graduação, a gestão apresentou conquistas expressivas nas avaliações da Capes. O Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP) manteve a nota 6, o Programa de Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH) alcançou a nota 5 e o Mestrado Profissional em Saúde Coletiva obteve nota 4.

Em novembro passado, o Mestrado Profissional em Saúde Coletiva celebrou seus 15 anos de criação com uma grande comemoração que reuniu egressos, discentes, docentes e colaboradores que contribuíram para a construção e consolidação do programa.

Avanços em infraestrutura e centros multiusuários

No Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs), foram apresentadas importantes aquisições de equipamentos de alta complexidade, como sistemas QuantStudio para PCR em tempo real (RT-PCR)  -(equipamentos foi viabilizada por meio de doações da Anglo American); microscópio de fluorescência, citômetros de fluxo BD FACSymphony e BD FACS Melody, MALDI-TOF MS e sequenciador de DNA/RNA.

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A Diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira destacou as importantes parcerias e aquisições de equipamentos adquirido nos últimos anos para o CMBiotecs

 

Outro destaque foi a implementação do primeiro Laboratório de Nível de Biossegurança 3 (NB3) no estado de Goiás, com financiamento da Fapeg. O NB3 permitirá o avanço de pesquisas com patógenos emergentes e reemergentes, como HIV, Mycobacterium tuberculosis, SARS-CoV, Leishmania spp., entre outros.

O Centro Multiusuário de Produção e Experimentação Animal (CMPEA) também apresentou avanços significativos, com reformas estruturais para adequação às normas do CONCEA, implantação do setor de aquáticos, ampliação da sala de lavagem e desinfecção, melhorias em segurança, conectividade, aquisição de equipamentos e adequação da infraestrutura elétrica.

Atendimento à população e pesquisa aplicada

O Laboratório Profa. Margarida Dobler Komma (LMDK), especializado em doenças infecciosas e parasitárias, foi outro ponto de destaque. Nos últimos quatro anos, o laboratório realizou mais de 6 mil atendimentos a pacientes do SUS, da rede privada e de projetos de pesquisa. Entre os estudos desenvolvidos no LMDK estão pesquisas sobre revacinação com BCG em profissionais de saúde, perfis imunológicos na Covid-19, assinaturas metabólicas associadas à gravidade da doença, além de estudos epidemiológicos em micoses e leishmanioses.

Comunicação institucional e engajamento

Um dos marcos da gestão foi a criação e implantação da Comissão de Comunicação do IPTSP, estruturando uma assessoria de comunicação própria do Instituto. Entre as atividades desenvolvidas estão a produção de matérias jornalísticas, gestão de sites e redes sociais, cobertura de eventos, produção gráfica, identidade visual, clipping de notícias, atendimento à sociedade e divulgação de processos seletivos.

Foram apresentados os editoriais institucionais, como IPTSP Notícia, IPTSP na Mídia, IPTSP Indica, Ciência Lá e Cá, IPTSP Explica e o IPTSP News, boletim semanal distribuído à comunidade acadêmica. O crescimento do perfil do IPTSP no Instagram, que deve atingir 6 mil seguidores em dezembro, também foi destacado.

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A Comissão de Comunicação do IPTSP foi um projeto que abraçamos com entusiasmo no início da gestão e que proporcionou uma visibilidade extraordinária para o Instituto. "Onde quer que chegamos, as pessoas falam sobre o IPTSP. Quem deseja saber o que acontece na nossa unidade pode acessar nossos canais de comunicação, nosso site e conhecer os diversos serviços que oferecemos", destacou a diretora.

 

Outro eixo fundamental apresentado no relatório foi a gestão financeira, que contemplou dados detalhados sobre os recursos de custeio e capital provenientes do Ministério da Educação (MEC), além da forma de distribuição interna das vagas e dos investimentos estratégicos ao longo do quadriênio. A Direção destacou que a organização e o controle orçamentário foram essenciais para viabilizar reformas, manutenção de estruturas acadêmicas e administrativas, além do fortalecimento dos centros multiusuários e dos projetos institucionais. 

Também foram apresentados os avanços relacionados ao Centro de Ensino e Práticas em Fisioterapia (CEPFisio), que se consolidou como um espaço estratégico para a formação prática dos estudantes e para o atendimento à comunidade. Entre as ações realizadas, destacam-se a reforma do espaço físico localizado no Hospital das Clínicas da UFG (HC/UFG), adequações estruturais e melhorias no ambiente de ensino e atendimento. O CEPFisio passou a integrar de forma ainda mais efetiva as atividades de graduação, pesquisa e extensão, ampliando a capacidade de atendimento em saúde funcional e fortalecendo a inserção do curso de Fisioterapia nas redes de atenção à saúde. 

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As melhorias estruturais e organizacionais doCEPFisio refletem o compromisso da gestão com a qualidade da formação acadêmica


Iniciativa fortalece o cuidado com as pessoas

O Projeto Motiva e Integra, coordenado pela servidora Kariny Vieira, é uma iniciativa estratégica da gestão 2022–2025 do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), voltada à valorização das pessoas e ao fortalecimento do sentimento de pertencimento institucional.

O projeto desenvolve ações de acolhimento a novos servidores, campanhas de promoção da saúde, homenagens em datas comemorativas e celebrações institucionais, além de atuar em parceria com a CISSP do IPTSP e o SIASS na realização de palestras e atividades educativas. Ao longo do quadriênio, o Motiva e Integra contribuiu para a melhoria do clima organizacional, reforçando uma cultura institucional baseada no cuidado, na integração e no reconhecimento do trabalho coletivo.

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Ao longo da gestão, o Projeto Motiva e Integra consolidou-se como uma política institucional de valorização das pessoas, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos entre equipes E melhoria do clima organizacional

 

Encerramento com sentimento de despedida

Após a apresentação, foi aberto um momento de discussão, marcado por um clima de despedida da atual gestão, que encerra seu mandato ao final de dezembro de 2025. Técnicos, docentes e servidores expressaram gratidão e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

Visivelmente emocionada, a vice-diretora Megmar Aparecida Carneiro ressaltou a importância do trabalho coletivo, do planejamento estratégico e do compromisso das equipes ao longo do quadriênio. Já a diretora Flávia Aparecida de Oliveira destacou que os resultados alcançados só foram possíveis graças à qualificação dos parceiros, à confiança depositada na equipe e ao trabalho construído com diálogo, responsabilidade e dedicação.

A reunião encerrou-se com o reconhecimento de que a gestão 2022–2025 deixa um legado de fortalecimento institucional, crescimento acadêmico e consolidação do IPTSP como referência em ensino, pesquisa, extensão e inovação em saúde pública.

 

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Abraço fraterno e carregado de emoção marcou o encerramento da reunião, simbolizando a despedida das diretoras que concluem, neste final de dezembro, o quadriênio da gestão 2022–2025.


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Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

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