Egresso do curso de Saúde Coletiva recebe medalha de honra durante evento de comemoração da UFG
Luciano de Moura Carvalho foi reconhecido pelo seu mestrado e medalha foi entregue por Megmar Carneiro, vice-diretora do IPTSP
Texto: Maria Eduarda
Na última sexta - feira (5/12), a Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou a entrega de Medalha de Honra UFG, uma das atividades componentes da comemoração dos 65 anos da universidade. Ao todo, 30 egressos de todas as áreas do conhecimento foram reconhecidos por suas contribuições sociais nos níveis de graduação, mestrado e doutorado. O evento ocorre apenas a cada quatro anos, uma vez a cada reitorado, destacando a importância do reconhecimento promovido pela cerimônia.
Entre os egressos, está Luciano de Moura Carvalho, que concluiu o seu mestrado em Saúde Coletiva no Programa de Pós - Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP), do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), no ano de 2018. O egresso elaborou um protocolo multiprofissional de serviços em saúde na atenção de urgências e emergências para o atendimento de imigrantes em Aparecida de Goiânia, orientado pela professora Marta Rovery Souza.
Atualmente, Luciano atua como subsecretário de Políticas e Ações de Saúde na Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, na coordenação das políticas assistenciais de saúde do estado.
Luciano de Moura Carvalho com medalha e certificado de honra. Ao seu lado esquerdo, a reitora da UFG, Angelita Pereira, e à direita, Megmar Carneiro, vice - diretora do IPTSP. Imagem: Reprodução UFG
A medalha e o certificado de honra foram entregues ao ex - estudante pela atual vice - coordenadora do IPTSP, Megmar Aparecida dos Santos Carneiro. Como a própria reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, salientou, esse é um momento único de celebrar aqueles que construíram uma trajetória importante dentro da universidade federal e que contribuem para a construção de uma sociedade melhor:
“Estamos iniciando [as comemorações dos 65 anos da UFG] com vocês: nosso orgulho, nossas vitrines, nossos espelhos, nossas lideranças, que passaram a sua formação por aqui em algum momento e que expressam o que a universidade pública brasileira faz para enfrentar os desafios da sociedade”.
A reitora também lembrou que, em 2025, a UFG foi reconhecida como uma universidade de excelência pelo Ministério da Educação (MEC), estando entre as 3% melhores instituições de ensino superior do Brasil, e reforçou:
“O trabalho que vocês fazem também é testemunha da importância da política pública mais estratégica do país, que é a educação. Vocês são o elo da UFG com a sociedade em todos os âmbitos que atuam”.
A honraria é uma lembrança que o trabalho e a pesquisa acadêmica têm um compromisso com a sociedade, contribuindo para melhores condições sociais, de saúde e de vida.
Nossos parabéns ao egresso Luciano de Moura Carvalho!
*Maria Eduarda Silva é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.
Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP