BrainStorm da Ciência fala sobre uso de fungos no controle biológico
Juliana Marques Ferreira vai apresentar sua pesquisa realizada no doutorado-sanduíche na Coreia do Sul
A próxima edição do BrainStorm de Ciência receberá a pesquisadora Juliana Marques Ferreira. Na quarta-feira (12), a cientista apresentará o tema "Aplicação e perspectivas sobre o uso de enzimas no controle biológico". O evento ocorrerá às 16h na Sala Multimídia do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG).
Juliana Marques Ferreira apresentará sua pesquisa realizada durante doutorado-sanduíche na Coreia do Sul pela Universidade Jeonbuk National. Ela investigou possíveis mecanismos da ação de uma enzima fúngica produzida durante o processo de infecção em larvas de Tenebrio molitor, popularmente chamado de larva-da-farinha, um inseto-modelo. “Tanto o enfoque nas enzimas produzidas por esses fungos como o uso dessas ferramentas computacionais na área de controle biológico de praga é algo inovador na área. Isso contribui tanto com pesquisas de base quanto com o desenvolvimento de novos produtos, bioinsumos, para o controle de pragas, seja de importância para saúde humana, animal ou de interesse agrícola”, explica.
A pesquisadora destaca que o uso de fungos que parasitam insetos, chamados de entomopatogênicos, é uma alternativa sustentável no controle biológico de pragas. “Além de suas reconhecidas capacidades de biocontrole, esses microrganismos apresentam potencial para a aplicação de enzimas extracelulares como moléculas bioinseticidas complementares”. Os resultados observados reforçam a versatilidade desses tipos de fungos e das enzimas no manejo de pragas, oferecendo base científica para o desenvolvimento de novas formulações de biopesticidas e estratégias integradas de manejo.
Recentemente, a pesquisadora foi premiada em primeiro lugar na categoria Controle Microbiológico pela Society for Invertebrate Pathology (SIP) no Chile. Além do prêmio por apresentação oral, a cientista também conquistou o Division Travel Award da SIP, que avalia a qualidade do trabalho, a trajetória e a relevância da carreira científica. A cientista participou do evento como integrante da equipe do Laboratório de Patologia de Invertebrados (LPI/IPTSP).

Participe também
O encontro é uma oportunidade para conhecer mais sobre a jornada de pesquisa e inovação científica em um tema de relevância em saúde pública. A participação é aberta ao público e os presentes poderão solicitar certificado de participação. O BrainStorm de Ciência é promovido pelos professores Ludmila Baltazar e Juscelino Rodrigues Filho, em articulação com os Programas de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro e Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGBRPH) do IPTSP/UFG.
A iniciativa tem como objetivo estimular a divulgação científica, fomentar o diálogo entre pesquisadores e ampliar a interação da academia com a sociedade. Pesquisadores e estudantes interessados em colaborar nas próximas edições podem entrar em contato diretamente com os coordenadores pelos e-mails: ludmilabaltazar@ufg.br (Profª Ludmila Baltazar) ou juscelinorf@ufg.br (Prof. Juscelino Rodrigues Filho).
Serviços
- Palestra: "Aplicação e perspectivas sobre o uso de enzimas no controle biológico"
- Palestrante: Juliana Marques Ferreira
- Local: Sala Multimídia IPTSP
- Horário: às 16h
- Evento: BrainStorm de Ciência
- Data: 12 de novembro
*Victor Hugo Gomes é estagiário em jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionado pela jornalista Marina Sousa
Categories: Notícias Noticias Pós-Gradução BrainStorm de Ciência