Docente participa da audiência com o Papa Leão XIV durante a programação do evento internacional sobre Helicobacter e microbiota

Docente do IPTSP participou da audiência com o Papa Leão durante a programação do evento internacional sobre Helicobacter e microbiota em Roma

Em 31/10/25 16:57. Atualizada em 31/10/25 16:57.

A programação incluiu uma visita à Praça de São Pedro, no Vaticano, onde os congressistas receberam as bênção do Papa Leão XIV

A professora Mônica Santiago Barbosa, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP/UFG), representou a instituição no 38º Workshop do European Helicobacter and Microbiota Study Group (EHMSG), que foi realizado entre os dias 11 e 13 de setembro de 2025, em Roma, Itália. Considerado um dos principais eventos mundiais nas áreas de microbiologia, oncologia e microbiota humana, o congresso reuniu especialistas de diversos países para discutir avanços científicos e clínicos de impacto global. 

Durante o evento, a docente apresentou o seu caso clínico autoral intitulado “Watch and Wait Strategy in Rectal Cancer: Clinical Evidence and Oncological Benefits”, traduzido como “Estratégia ‘Observar e Esperar’ no Câncer Retal: Evidências Clínicas e Benefícios Oncológicos”. Para a professora Mônica Barbosa, a apresentação do caso clínico representou não apenas um marco científico, mas também pessoal. “Foi muito significativo compartilhar essa experiência clínica, que evidencia o potencial das terapias individualizadas e a importância de olhar o paciente de forma integral. É gratificante perceber que a ciência pode oferecer caminhos menos dolorosos e mais humanos no tratamento do câncer”. Além do caso clínico, a docente apresentou inúmeros resultados de pesquisas desenvolvidas por seus orientandos do Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH/UFG). “A apresentação desses trabalhos foi motivo de orgulho e uma oportunidade de mostrar a qualidade da pesquisa desenvolvida na UFG”.

 

Docente com o Papa Leão XIV

 

A participação no congresso também permitiu fortalecer colaborações internacionais e ampliar perspectivas de pesquisa. Além das atividades científicas, a programação incluiu uma visita à Praça de São Pedro, no Vaticano, onde os congressistas receberam as boas-vindas e a bênção do Papa Leão XIV, em um momento simbólico de união entre fé e ciência.

Papa Leão XIV

No dia seguinte, foi realizada a abertura oficial do 38º Workshop of the European Helicobacter and Microbiota Study Group, com apresentações de pesquisadores e pós-graduandos de diversos países. Também foi um espaço de aprendizado e de fortalecimento de vínculos com cientistas australianos e de outras partes do mundo”, ressaltou a professora.

Categorias: Notícias; Eventos Notícias Noticias