pós BrainStorm de Ciência com Santiago Espellet

Santiago Espellet destaca experiência de internacionalização no desenvolvimento de pesquisa científica

Em 23/10/25 16:20. Atualizada em 23/10/25 16:20.

Durante doutorado-sanduíche no Canadá, Espellet pode desenvolver sua pesquisa com equipamentos de ponta

Texto e imagem: Victor Hugo Gomes

O doutorando Santiago Aguiar Espellet Soares foi o convidado da edição do BrainStorm de Ciência realizada na quarta-feira (15). Na palestra do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), o pesquisador apresentou o tema "Leishmania abaixo de zero e as oportunidades presentes na pós-graduação”, no qual relatou sua pesquisa e a experiência acadêmica durante o doutorado sanduíche na Universidade de Calgary, no Canadá.

Estudante do Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH) do IPTSP, Santiago desenvolve seu projeto sob orientação do professor Milton Adriano Pelli de Oliveira. A oportunidade de realizar parte de seus estudos no exterior foi viabilizada pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A pesquisa de doutorado de Santiago Espellet foca na caracterização de macrófagos alternativamente ativados e na avaliação de sua suscetibilidade à infecção por Leishmania braziliensis e Leishmania major. Durante sua apresentação, o pesquisador destacou que, no Canadá, pôde aprofundar seus estudos com acesso a metodologias e equipamentos de ponta, sob a orientação teórica do imunologista Nathan C. Peters e a supervisão prática do pesquisador associado Matheus Batista Carneiro.

Além das pesquisas atreladas ao doutorado, Espellet participou ativamente de treinamentos e experimentos de outros pesquisadores no Canadá. O engajamento com outros pesquisadores propiciou a co-autoria em um artigo que está em processo de avaliação. 

 

pós BrainStorm de Ciência com Santiago Espellet

 

Oportunidades

O pesquisador detalha que essa experiência transformadora só foi possível graças ao PPGBRPH e à Capes. “ No meu caso, não consegui fazer o edital na época, mas como ninguém se matriculou, eles estenderam o edital [da Capes]. E aí, quando estenderam, já tinha toda a documentação pronta e consegui participar. Essas oportunidades são únicas, porque os benefícios são extraordinários”. Além da experiência, Santiago Espellet destaca a rede de contatos, de troca de conhecimento, congressos internacionais e oportunidade de trabalho em conjunto com cientistas renomados em todo o mundo.

Bruna Martinelle e Isabella Machado, discentes de Ciências Biológicas e estudantes associadas ao Laboratório de Parasitologia de Invertebrados (LPI/IPTSP) , destacam a importância do BrainStorm de Ciência como momento de troca de experiências. “Acho que é muito interessante a gente ter um horário assim reservado para poder conhecer melhor o que as pessoas estão trabalhando, porque eu acredito que às vezes a gente fica muito restrito a nossa área e não sabe o que mais está sendo desenvolvido na universidade”, explica Bruna Martinelle. 

Isabella Machado destaca o relato de Espellet de como ele foi o único inscrito para a bolsa do doutorado-sanduíche porque muitas vezes não são aproveitadas ou conhecidas essas oportunidades “Isso contribuiu muito para abrir minha cabeça para as várias oportunidades da gente poder aplicar toda essa questão de estudo e de fazer ciência lá fora, o tanto que isso é importante”.

Participe

O encontro proporcionou uma oportunidade para conhecer mais sobre a jornada de pesquisa, inovação científica e as possibilidades de internacionalização na pós-graduação. O BrainStorm de Ciência é uma iniciativa promovida pelos professores Ludmila Baltazar e Juscelino Rodrigues Filho, em articulação com os Programas de Pós-Graduação do IPTSP/UFG, e tem como objetivo estimular a divulgação científica e fomentar o diálogo entre pesquisadores e a sociedade.

Pesquisadores e estudantes interessados em colaborar nas próximas edições podem entrar em contato diretamente com os coordenadores pelos e-mails: ludmilabaltazar@ufg.br (Profª Ludmila Baltazar) ou juscelinorf@ufg.br (Prof. Juscelino Rodrigues Filho).

*Victor Hugo Gomes é estagiário em jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionado pela jornalista Marina Sousa.

Categorias: Notícias Noticias BrainStorm de Ciência