
Pesquisa sobre Leishmania e oportunidades na pós-graduação são tema do BrainStorm de Ciência
Santiago Aguiar conta sobre experiência de doutorado-sanduíche no Canadá em que estudou a Leishmania
Texto e fotos: Victor Hugo Gomes
A próxima edição do BrainStorm de Ciência receberá o doutorando Santiago Aguiar Espellet Soares. Na quarta-feira (15) às 16h, na Sala 402 do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), o pesquisador falará do tema "Leishmania abaixo de zero e as oportunidades presentes na pós-graduação". Santiago Aguiar relatará sua pesquisa e a experiência acadêmica durante o doutorado sanduíche na Universidade de Calgary, no Canadá.
Estudante do Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH) do IPTSP, Santiago desenvolve seu projeto sob orientação do professor Milton Adriano Pelli de Oliveira. A oportunidade de realizar parte de seus estudos no exterior foi viabilizada pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Segundo o pesquisador, o apoio financeiro da bolsa foi fundamental para a cobertura de despesas essenciais como moradia, saúde e transporte, dado o alto custo de vida em Calgary.
A pesquisa de doutorado de Santiago Soares foca na caracterização de macrófagos alternativamente ativados e na avaliação de sua suscetibilidade à infecção por Leishmania braziliensis e Leishmania major. Durante seu intercâmbio no Canadá, sob a orientação teórica do imunologista Nathan C. Peters e a supervisão prática do pesquisador associado Matheus Batista Carneiro, Santiago pôde aprofundar seus estudos com acesso a metodologias de ponta. “A principal metodologia empregada foi a citometria espectral de fluxo, uma técnica avançada que permite analisar dezenas de marcadores celulares simultaneamente”, explica o doutorando, destacando a "riqueza de informação e detalhamento que seria impossível alcançar com os recursos disponíveis no Brasil”.
BrainStorm de Ciência
O encontro é uma oportunidade para conhecer mais sobre sua jornada de pesquisa, inovação científica e as possibilidades de internacionalização na pós-graduação. A participação é aberta ao público e os presentes poderão solicitar certificado de participação. O BrainStorm de Ciência é promovido pelos professores Ludmila Baltazar e Juscelino Rodrigues Filho, em articulação com os Programas de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro e Medicina Tropical e Saúde Pública do IPTSP/UFG. A iniciativa tem como objetivo estimular a divulgação científica, fomentar o diálogo entre pesquisadores e ampliar a interação da academia com a sociedade.
Pesquisadores e estudantes interessados em colaborar nas próximas edições podem entrar em contato diretamente com os coordenadores pelos e-mails: ludmilabaltazar@ufg.br (Profª Ludmila Baltazar) ou juscelinorf@ufg.br (Prof. Juscelino Rodrigues Filho).
Serviços
- Palestra: "Leishmania abaixo de zero e as oportunidades presentes na pós-graduação”
- Palestrante: Santiago Aguiar Espellet Soares
- Evento: Brainstorm de Ciência
- Data: 15 de outubro (quarta-feira)
- Horário: 16h
- Local: Sala 402 do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG)
*Victor Hugo Gomes é estagiário em jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionado pela jornalista Marina Sousa.