
Brainstorm da Ciência com Lorrânny Valadares mostra resultados sobre estudo de métodos alternativos de tratamento para crise epiléptica
Pesquisadora destacou o potencial da melatonina na neuroproteção e diminuição da resposta motora durante as crises
Texto e imagens: Victor Hugo Gomes
Na terceira edição do BrainStorm da Ciência, Lorrânny Pereira de Assis Valadares, zootecnista e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA/UFG), apresentou os resultados de sua pesquisa de doutorado sobre tratamentos alternativos para crises epilépticas.
No evento, a pesquisadora detalhou que estudou um composto full spectrum, um óleo contendo os extratos da cannabis sativa, além de estudar o extrato da casca do pequi e a melatonina, como métodos alternativos de tratamento para crise epiléptica em zebrafish. O estudo foi concluído neste ano com a defesa da tese de doutorado.
Durante a apresentação, a cientista explicou que, dos três compostos estudados, a melatonina demonstrou ser o mais promissor para futuras investigações. “Se fosse para escolher um para continuar pesquisando, nós investigaríamos mais a melatonina”, afirmou Lorrânny. Segundo ela, o composto se mostrou seguro, sem toxicidade, e com grande potencial de neuroproteção e diminuição da resposta motora durante as crises.
A pesquisa orientada pela professora Marina Pacheco do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) foi dividida em uma etapa toxicológica, para definir as concentrações seguras, e outra de uso terapêutico. “Os embriões foram pré-tratados com concentrações seguras das substâncias antes da indução à crise epiléptica. E aí vimos qual dos pré tratamentos diminuiu os efeitos colaterais da crise, principalmente os locomotores e os bioquímicos” relatou a pesquisadora.
O segmento do estudo referente ao composto full spectrum da cannabis sativa já está na fase de revisão para publicação em revista científica. Os resultados sobre o extrato da casca do pequi e sobre a melatonina também estão sendo viabilizados para publicação futura.
Brainstorm de Ciência
O Brainstorm de Ciência é um evento organizado pela coordenação de pesquisa do IPTSP, que ocorre às quartas - feiras a cada duas semanas, com o objetivo de promover o debate científico entre discentes, docentes e a comunidade em geral.
Participantes dos programas de pós-graduação (PPGBRPH e PPGMTSP) podem usar o evento como crédito na disciplina Brainstorm de Ciência. Os estudantes de graduação da UFG também recebem certificado de participação!
*Victor Hugo Gomes é estagiário em jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionado pela jornalista Marina Sousa.