BrainStorm Lorranny - destaque site

Lorrânny Valadares participa do BrainStorm da Ciência contando sobre estudo de método alternativo de tratamento para crise epiléptica

On 09/12/25 16:49 . Updated at 09/12/25 18:02 .

BrainStorm da Ciência com Lorrânny Valadares será na quarta-feira (17) às 16h na sala 402 do IPTSP

Texto: Victor Hugo Gomes

A pesquisadora Lorrânny Pereira de Assis Valadares será a terceira convidada do BrainStorm da Ciência deste segundo semestre. Na próxima quarta-feira (17), Lorrânny Valadares contará sobre sua pesquisa de doutorado em que estudou um composto full spectrum, um óleo contendo os extratos da cannabis sativa, além de estudar o extrato da casca do pequi e a melatonina, como métodos alternativos de tratamento para crise epiléptica.

A pesquisa orientada pela professora Marina Pacheco do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) comparou o potencial das três substâncias em embriões-larvas de zebrafish para determinar a mais eficaz. “Também fizemos a utilização de um extrato da casca do pequi, aquela parte que recobre o fruto, porque a professora Marina [Pacheco] já tinha trabalhado o extrato da casca para isquemia cerebral e quis ver se tinha algum efeito também na parte de controle de crises epiléticas”, explica Lorrânny.

O estudo concluído neste ano com a defesa da tese de doutorado foi desenvolvido em duas etapas: investigação toxicológica e investigação de uso terapêutico. O passo inicial de investigação toxicológica serviu para mostrar a importância de saber qual é a concentração segura. Em seguida, foram feitos os testes de uso terapêutico. “Os embriões foram pré-tratados com as substâncias antes da indução à crise. Então, expostos a essas substâncias e depois foram induzidos à crise epiléptica. E aí vimos qual dos tratamentos diminuiu os efeitos colaterais dessa crise epiléptica, principalmente os locomotores e os bioquímicos” relata a pesquisadora.

O encontro do Eita como é Cientista do Brainstorm de Ciência com  Lorrânny Pereira de Assis Valadares já está marcado para a quarta-feira, dia 17 de setembro, às 16h, na Sala 402 do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP). É uma oportunidade única de saber sobre a jornada de pesquisa, inovação e crescimento científico. 

BrainStorm Lorranny - feed

 

*Victor Hugo Gomes é estagiário em jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionado pela jornalista Marina Sousa.

Source: Comissão de Comunicação IPTSP

Categories: Notícias