
Docentes do Departamento de Saúde Coletiva são reconhecidas durante sessão solene na Alego
Evento homenageou profissionais da área de saúde mental com certificado de mérito legislativo
Texto: Maria Eduarda Silva
Na última sexta - feira (5), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou uma sessão solene de homenagem aos profissionais da área de saúde mental, atividade que marcou o início do Setembro Amarelo, que visa a conscientização e a prevenção contra o suicídio. O evento foi coordenado pelo deputado Mauro Rubem (PT), com a participação de outras figuras importantes na mesa diretiva, como o fundador do instituto Olhos da Alma Sã, o psicólogo Jorge Antônio Lima, a vice-reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Camila Cardoso Caixeta, o gerente de educação em saúde do Estado, Ronaldo Celestino, entre outras. Entre as profissionais homenageadas, estavam as docentes Fernanda Costa Nunes e Larissa Arbués Carneiro, do Departamento de Saúde Coletiva (DSC), do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG).
Durante a cerimônia, os representantes da mesa abordaram a importância do tema de saúde mental e da assistência a pessoas em sofrimento, além da importância de serviços públicos de saúde mental, como a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), para pessoas em sofrimento psíquico e transtornos mentais.
“Esses serviços têm sido sistematicamente sucateados e negligenciados pelo poder público e, com a reforma administrativa em vias de acontecer, o risco de terceirização, que já paira por eles, pode de fato acontecer”, afirma a professora Larissa Arbués, uma das profissionais homenageadas.
Além disso, foi destacada a importância das universidades na formação qualificada dos profissionais, principalmente em relação às pesquisas na área e as parcerias com o poder público, além das ações de extensão e formação das clínicas-escola, onde são ofertadas vagas de atendimento psicológico gratuitos.
A vice - reitora da UFG, Camila Cardoso Caixeta, reafirmou o compromisso da universidade em continuar atuando na produção de conhecimento e na formação de profissionais: “Apesar das dificuldades, nós não podemos parar de caminhar. Juntos cuidamos melhor”, disse.

A sessão foi encerrada com a entrega do Certificado de Mérito Legislativo aos profissionais da área. Além das professoras Fernanda Costa Nunes e Larissa Arbués Carneiro, outros profissionais da UFG, como a professora Naraiana de Oliveira Tavares, da Faculdade de Educação, também receberam o certificado de reconhecimento.

Para a docente Larissa Arbués, o reconhecimento na Alego foi de extrema importância para a visibilidade do assunto e dos profissionais da área:
“Embora todos concordem que é um tema relevante socialmente, os investimentos ainda são tímidos. A saúde mental integra nossa existência, e os serviços públicos e privados que prestam esses serviços à população são fundamentais”, afirma.


*Maria Eduarda Silva é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.
Source: Comissão de Comunicação do IPTSP
Categories: Notícias