encontros de cas - biotec.png

Estudantes da UFPA realizam visita técnica ao IPTSP da UFG

Em 29/08/25 17:16. Atualizada em 29/08/25 17:19.

Integração entre Cabiotecs da UFPA e da UFG abre caminho para futuras colaborações científicas e acadêmicas

 

O Centro Acadêmico de Biotecnologia da Universidade Federal do Pará (Cabiotec/UFPA), de Belém, foi recebido pelo Centro Acadêmico de Biotecnologia da Universidade Federal de Goiás (Cabiotec/UFG) para uma visita técnica ao Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP).

Durante a programação, os estudantes conheceram de perto as estruturas do IPTSP , incluindo  O Centro Multiusuário de Produção e Experimentação Animal do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (CMPEA/IPTSP/UFG, fundamental  para pesquisas científicas. No local, foram apresentados ao manejo dos animais utilizados em estudos e ao compromisso da universidade com a ética e o rigor científico.

Outro ponto de destaque da visita foi ao CMBiotecs para apresentação do Laboratório de Desenvolvimento e Produção de Testes Rápidos (LDPTR), onde também é sede do POCT Innovation Award, programa de aceleração tecnológica voltado a startups e projetos inovadores na área de testes rápidos (Point-of-Care Testing). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a UFG e a Merck, uma das maiores empresas globais de ciência e tecnologia, reconhecida por sua atuação nos setores farmacêutico, químico e de diagnóstico.

 encontros de cas - biotec.png


Os visitantes também conheceram o trabalho da ByTechnology Jr., empresa júnior de Biotecnologia da UFG. O grupo tem se dedicado a transformar ideias acadêmicas em soluções aplicadas, contribuindo para o desenvolvimento de empresas e aproximando a prática científica da realidade do mercado.

Em publicação no Instagram, o Cabiotec/UFPA ressaltou o acolhimento recebido e o impacto da experiência. Os estudantes agradeceram à professora Liliana, coordenadora do curso de Biotecnologia da UFG, aos técnicos e a toda a equipe pelo cuidado e profissionalismo, além do Cabiotec-UFG pela parceria que tornou possível a visita. O grupo também fez um agradecimento especial à Luiza Rambo Wobeto, presidente do Cabiotec-UFG, que os recebeu pessoalmente no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP).

O grupo paraense também adiantou o interesse em futuras parcerias. “Estamos animados com as possibilidades de trocas de conhecimento e colaborações em eventos, projetos e pesquisas. Esta foi apenas a primeira de muitas iniciativas conjuntas que trarão frutos significativos e duradouros para as próximas gerações”, afirmou o centro acadêmico.

A visita reforçou o compromisso de ambas as instituições em fortalecer a Biotecnologia no Brasil, ampliando a rede de inovação, pesquisa e colaboração científica em todo o país.


** Com informações do Centro Acadêmico de Biotecnologia UFPA - Belém

 

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias