
Brainstorm de Ciência retorna com palestra sobre o potencial antidiabético da fitoterapia
A pesquisa busca compreender a eficácia terapêutica e o uso seguro de plantas do gênero Phyllanthus
Texto: Maria Eduarda Silva
Arte: Mailson Diaz
Na próxima quarta - feira, no dia 20 de agosto, o Brainstorm de Ciência dá início às atividades do segundo semestre de 2025, e a primeira palestra será ministrada pela aluna Ana Melissa Gonzalez Miragliotta, da Universidade Nacional do Nordeste (UNNE), na Argentina.
A discente veio ao Brasil por meio do programa “Move la América”, da CAPES, que a garantiu uma bolsa de doutorado sanduíche na UFG. A oportunidade a possibilitou realizar estudos de avaliação toxicológica com as quais trabalha, no Laboratório de Biotecnologia Ambiental e Ecotoxicologia (LaBAE), a cargo do professor Thiago Lopes Rocha, e no Laboratório de Produtos Naturais e Síntese Orgânica (LabPN), do Instituto de Química (IQ), a cargo das professoras Vanessa Gisele Pasqualotto e Lucilia Kato.
A pesquisa desenvolvida por Ana Melissa consiste na identificação, caracterização química, avaliação do potencial antidiabético e análise toxicológica de extratos obtidos a partir de compostos presentes em espécies do gênero Phyllanthus, tradicionalmente utilizadas na medicina popular de diferentes regiões. O trabalho busca, além da prospecção química, compreender de forma integrada tanto a eficácia terapêutica quanto a segurança de uso dessas plantas.
Dessa forma, envolve técnicas de extração, isolamento e purificação de substâncias, análise por cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas (LC - MSMS) e ensaios in vitro e in vivo. A pesquisa visa contribuir com a validação do uso tradicional dessas espécies, identificar moléculas com potencial farmacológico para o desenvolvimento de novos fitoterápicos e gerar dados que orientem o uso seguro e racional de recursos naturais, conciliando o conhecimento popular com a evidência científica.
O próximo encontro já tem data e horário marcados: dia 20 de agosto, às 16h, na Sala Multimídia do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP).
*O Brainstorm de Ciência faz parte do projeto de extensão “Hora da Ciência” e é voltado, principalmente, para o debate e compartilhamento de pesquisas científicas. A atividade é coordenada pela professora Ludmila de Matos Baltazar e pelo professor Juscelino Rodrigues. Os alunos interessados em apresentar trabalhos devem entrar em contato com os coordenadores de pesquisa através dos endereços de e-mail: ludmilabaltazar@ufg.br ou juscelinorf@ufg.br. Acesse aqui para mais informações sobre a atividade.
Não deixe de participar do encontro e conhecer um pouco mais sobre esse assunto tão importante!
*Maria Eduarda Silva é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.
Categorias: Notícias