iptsp indica - fiocruz cerrado.png

IPTSP INDICA - Seminário debate estratégias para defesa e promoção da sociobiodiversidade do Cerrado

Em 12/08/25 11:15. Atualizada em 12/08/25 11:15.

Promovido pela Fiocruz Cerrados, o seminário articula sociedade civil, órgãos públicos e setores produtivos para integrar biodiversidade, saberes tradicionais e inovação em saúde

Texto: Marina Sousa

No dia 13 de agosto de 2025, Goiânia sediará o Seminário “Prospecção Fiocruz Cerrados: Defesa e promoção da sociobiodiversidade do bioma Cerrado”, iniciativa que busca articular ciência, tecnologia, inovação e saberes tradicionais em prol da preservação e valorização do segundo maior bioma brasileiro. O evento será realizado das 8h30 às 18h30, na Sala de Defesas de Teses (Av. Universitária, 1440, Setor Leste Universitário, ao lado da Reitoria da PUC Goiás).

Promovida pela Fiocruz Cerrados, a ação integra um projeto de prospecção voltado à construção de estratégias para a defesa e promoção da sociobiodiversidade, reunindo diferentes atores em rede e de forma colaborativa. Entre os objetivos estão compartilhar os resultados da iniciativa e identificar caminhos para garantir justiça social, democracia, direito à saúde e preservação ambiental nos territórios do Cerrado.

O produto final do encontro será um conjunto de estratégias incorporadas ao Termo de Referência que orientará as próximas ações da Fiocruz Cerrados.
O seminário é direcionado a dirigentes e representantes de instituições de ciência, tecnologia e inovação; órgãos públicos; organizações não governamentais e da sociedade civil com atuação no Cerrado.

 fiocruz cerrado.png

Um bioma estratégico e ameaçado
O Cerrado é reconhecido como a savana de maior biodiversidade do planeta, abrigando cerca de 5% de toda a biodiversidade mundial, com 6 mil espécies de plantas nativas e uma rica variedade de animais endêmicos. É o berço das principais bacias hidrográficas da América do Sul e ocupa aproximadamente 23,9% do território brasileiro — chegando a 36% quando consideradas as zonas de transição.

Além de sua relevância ambiental, o Cerrado é lar de povos originários e comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, raizeiras, geraizeiros, veredeiros, quebradeiras de coco babaçu, vazanteiros, apanhadoras de flores sempre-vivas, entre outros, que preservam modos de vida e saberes transmitidos há pelo menos 13 mil anos.

Apesar de sua importância, o bioma enfrenta um cenário crítico. Desde 2020, o desmatamento cresce em ritmo acelerado e, em 2023, a área sob alerta chegou a 7.828 km² — aumento de 43% em relação ao ano anterior, o maior índice desde o início das medições do sistema Deter.

Integração entre ciência e saberes tradicionais
A Prospecção Fiocruz Cerrados surge como um espaço interativo de articulação entre a Fiocruz, sociedade civil, órgãos públicos e setores produtivos, promovendo diagnósticos e soluções que unam biodiversidade, conhecimento tradicional e inovação em saúde. A proposta é desenvolver ações que fortaleçam a sustentabilidade e a defesa da sociobiodiversidade, considerando o Cerrado como um território estratégico para o futuro do país.

Serviços:
O quê: Seminário “Prospecção Fiocruz Cerrados: Defesa e promoção da sociobiodiversidade do bioma Cerrado”
Quando: 13 de agosto de 2025, das 8h30 às 18h30
Onde: Sala de Defesas de Teses – Av. Universitária, 1440, Setor Leste Universitário, Goiânia (ao lado da Reitoria da PUC Goiás)
Público-alvo: Dirigentes e representantes de instituições de ciência, tecnologia e inovação; órgãos públicos; organizações não governamentais e da sociedade civil com atuação no Cerrado
Realização: Fiocruz Cerrados


*Com informações da Assessoria Fiocruz Cerrados

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP

Categorias: Notícias