
Palestras sobre metodologias de ensino e inclusão marcam a Semana de Planejamento Pedagógico do IPTSP
O evento também contou com uma homenagem ao professor emérito Alejandro Luquetti
Durante os dias 5 e 6 de agosto, a Semana de Planejamento Pedagógico do IPTSP contou com palestras e debates sobre metodologias ativas de ensino e práticas de inclusão de discentes neurodivergentes.
Na terça - feira, dia 5, a programação do evento foi iniciada com uma homenagem ao professor emérito da UFG, Alejandro Luquetti, atual membro da Academia Goiana de Medicina e editor da Revista de Patologia Tropical do IPTSP. O professor se destaca internacionalmente por sua contribuição em pesquisas sobre a Doença de Chagas.

Durante o evento, o professor Alverne Passos Barbosa, do Departamento Biociências e Parasitologia (DEBIOTEC/IPTSP) fez uma breve fala sobre sua admiração pelo professor Luquetti. Junto à professora Ana Maria de Castro, também do DEBIOTEC, entregaram uma placa de reconhecimento à trajetória do professor, representando a Sociedade Brasileira de Parasitologia, da qual o professor Alverne é diretor e o professor Luquetti é membro e sócio honorário. A homenagem foi aplaudida de pé pelos colegas e docentes presentes.
Após a homenagem, a programação seguiu com a palestra “Metodologias Ativas - Uma abordagem prática”, com o professor Denis Sugita, coordenador do Grupo de Metacognição e Metodologias de Ensino e Aprendizagem - SBP. Neste momento, foram apresentadas diversas metodologias que visam a aprendizagem e participação ativa do discente, como complemento ao ensino tradicional, centrada na figura do professor.

Os docentes puderam discutir a aplicabilidade das metodologias, a realidade em sala de aula e os benefícios e dificuldades de cada uma.
Na quarta - feira, dia 6, a Semana de Planejamento Pedagógico do IPTSP contou com uma mesa com o tema “Práticas pedagógicas para a inclusão de estudantes neurodivergentes”. A mesa foi mediada pela professora Ana Cláudia Antônio Sá, diretora do Núcleo de Acessibilidade, vinculada à Secretaria de Inclusão da Universidade Federal de Goiás (UFG), e contou com a presença das discentes Maria Luísa, do curso de Fisioterapia, e Caroline Ferreira Lima, de Biotecnologia, além da professora Sunamita Souza Silva, do Instituto de Matemática e Estatística (IME/UFG) e de Murilo Ferraz Franco, analista de tecnologia da informação no Instituto de Informática (INF/UFG).
Cada um falou sobre suas experiências pessoais e acadêmicas convivendo com o Transtorno de Espectro Autista (TEA), o que permitiu um diálogo enriquecedor com os docentes presentes. Neste momento, foram debatidas formas de inclusão para os estudantes neurodivergentes, incluindo ferramentas como comunicação direta e clara, estabelecimento prévio e cumprimento do plano de ensino, entre outras.

A experiência de cada um dos convidados permitiu um olhar mais profundo e sensível sobre as dificuldades enfrentadas em sala de aula, que normalmente seguem normas projetadas para pessoas neurotípicas. O debate ampliou o olhar dos docentes para questões que nem sempre são vistas ou debatidas, e permitiu também trocas de experiências entre os próprios convidados.
A Semana de Planejamento Pedagógico segue até sexta - feira, dia 8, com a discussão de planos de ensino para os cursos de Biotecnologia, Fisioterapia, Parasitologia, Patologia, Microbiologia, Imunologia e Saúde Coletiva.
Maria Eduarda Silva é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.
Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP
Categorias: Notícias