
Semana de Planejamento Pedagógico do IPTSP promove reflexões sobre ensino e inclusão
Sua participação é muito importante. O encontro visa o compromisso da instituição com a formação docente de qualidade
Texto: Marina Sousa
Arte: Mailson Diaz
De 4 a 8 de agosto de 2025, o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) realiza mais uma edição da Semana de Planejamento Pedagógico, reunindo docentes e discentes em torno de debates sobre metodologias de ensino, inclusão e planejamento acadêmico.
A programação tem início na segunda-feira (04/08), com a palestra “Dificuldades da aprendizagem no ensino superior”, ministrada pela professora Suzana dos Santos Gomes (UFMG), no Auditório da Biblioteca Central da UFG – Câmpus Samambaia. À noite, a semana será oficialmente aberta com uma apresentação cultural do violinista clássico italiano Giacomo Copiello, no auditório da Adufg.
Entre os destaques da terça-feira (05/08), está a homenagem ao professor Emérito Alejandro Luquetti, seguida da palestra “Metodologias Ativas – Uma abordagem prática”, conduzida pelo professor Denis Sugita, especialista em Metacognição e Metodologias de Ensino.
Na quarta-feira (06/08), o foco será a inclusão com a roda de conversa “Práticas pedagógicas para a inclusão de estudantes neurodivergentes”, que reunirá professores e estudantes da UFG. O debate será mediado pela professora Ana Claudia Antônio Sá (IPTSP/UFG).
Durante toda a semana, os cursos do instituto realizam reuniões de análise e atualização de planos de ensino, com destaque para os cursos de Biotecnologia, Parasitologia, Patologia, Microbiologia, Imunologia, Saúde Coletiva e Fisioterapia, promovendo o alinhamento das práticas pedagógicas com as diretrizes institucionais.
Com uma programação diversa, a Semana de Planejamento Pedagógico do IPTSP reafirma o compromisso da instituição com a formação docente de qualidade, o acolhimento das diversidades e o fortalecimento do ensino superior público.
Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP
Categorias: Notícias