HOMENAGEM ALEGO.png

Deputada Estadual homenageia pesquisadores do IPTSP/UFG em sessão solene na Alego

Em 25/06/25 13:52. Atualizada em 25/06/25 13:52.

Casa Legislativa recebeu pesquisadores de várias instituições de Ensino Superior do Estado e destacou trabalho científico produzido em Goiás

Texto: Karine Rodrigues
e Marina Sousa

Valorizar a produção científica goiana e reconhecer a contribuição de pesquisadores para o progresso do Estado. Com este objetivo, a deputada estadual Bia de Lima  realizou nesta segunda-feira, 23 de junho, uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Pesquisador, celebrado em 8 de julho, momento em que concedeu a Medalha Pedro Ludovico Teixeira e o Certificado do Mérito Legislativo aos profissionais de destaque da pesquisa científica em Goiás.

homenageados da ALEGO
Homenageados do IPTSP. Pesquisadores que impulsionam o desenvolvimento científico em nosso estado, com relevantes serviços prestados à sociedade e à universidade pública de qualidade. (Karine Rodrigues - Funbios)

 

Por se sobressaírem na profissão, seis os docentes pesquisadores oriundos do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP)  da UFG   receberam, na ocasião, o Certificado do Mérito Legislativo, concedido pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Foram homenageados os professores pesquisadores: Jadson Bezerra, Fátima Ribeiro Dias, Éverton Kort Kamp Fernandes, Caio Márcio de Oliveira Monteiro, Mara Rúbia Nunes Celes e a pesquisadora do Ceti-Saúde UFG, Ana Paula Junqueira-Kpinis.

O evento teve o intuito de reconhecer a produção científica goiana e destacar o papel inovador desses profissionais que se dedicam ao progresso científico no Estado de Goiás, com relevantes serviços prestados à sociedade. Na solenidade foram concedidos a Medalha Pedro Ludovico Teixeira aos pesquisadores: o médico e professor da UFG, Ruffo de Freitas Júnior e o professor Alan Carlos da Costa; o pró-reitor  do Instituto Federal Goiano.

A mesa diretiva da solenidade contou com a presença de reitores e pró-reitores de importantes instituições de ensino e pesquisa, como IFG, UFJ, UFG, UFCat e PUC, além do chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Elcio Guimarães e dos homenageados Ruffo de Freitas Júnior e Alan Carlos da Costa.

Bia de Lima ressaltou que esta foi a primeira vez que uma deputada estadual realizou uma homenagem oficial à categoria, enfatizando a relevância da ciência para o avanço social, econômico e humano do País. "É motivo de muito orgulho ser a primeira parlamentar a homenagear esses profissionais de todas as áreas do conhecimento, que têm papel fundamental no desenvolvimento da humanidade", declarou.

 Carlos_Costa_-_104.jpg
Sessão solene extraordinária de homenagem ao Dia do Pesquisador (Foto: Carlos Costa/Alego)

 

A parlamentar expressou preocupação com os ataques crescentes à ciência, ao conhecimento e à vacinação. "Em pleno século XXI, voltamos a discutir temas que julgávamos superados desde a Idade da Pedra. Isso mostra o quanto é urgente valorizar o trabalho científico e ampliar o investimento em educação, inovação e pesquisa", destacou.

Em seu discurso, a deputada apelou para que a sociedade compreenda o investimento em ciência como uma condição essencial para garantir dignidade, saúde e cidadania. Ela também alertou para a queda nas taxas de vacinação infantil, classificando o cenário como alarmante. "Enquanto vemos pais questionando vacinas, no campo ninguém hesita em vacinar o rebanho. Mas por que não temos o mesmo zelo pela vida humana?", questionou.

Ao final, a parlamentar goiana reafirmou seu compromisso com a ciência e a educação, destacando a importância da pesquisa como balizadora de decisões políticas: "Sem pesquisa não há inovação e sem inovação não há conhecimento", concluiu aplaudida pelos presentes.

Confira as fotos dos homenageados  do Instituto recebendo o certificado de Mérito Legislativo da Deputada Estadual Bia de Lima:

 Carlos_Costa_-_546.jpg
Pesquisadora do Ceti-Saúde/UFG e coordenadora do Núcleo de Laboratório, Ana Paula Junqueira-Kipnis atua na área de Imunologia Aplicada, com foco em biotecnologia para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos contra Mycobacterium tuberculosis e outras micobacterioses.
(Foto: Carlos Costa/Alego)

 

 Carlos_Costa_-_574.jpg
Prof. Caio Marcio de Oliveira Monteiro, do Departamento de Biociências e Tecnologia (DEBIOTEC - Parasitologia), atua no desenvolvimento de novas alternativas para o controle de carrapatos e outros ectoparasitas, com foco em agentes biológicos e compostos de origem vegetal. (Foto: Carlos Costa/Alego)

 

 Carlos_Costa_-_650.jpg
Profª Fátima Ribeiro Dias, do DEBIOTEC (Imunologia), atua com foco em imunidade natural, imunologia celular e neuroimunologia, pesquisando temas como monócitos e macrófagos, citocinas, leishmanioses e doença de Parkinson.
(Foto: Carlos Costa/Alego)

 

 Carlos_Costa_-_695.jpg
Prof. Jadson Bezerra, do DEBIOTEC, atua na área de Microbiologia, com foco em Micologia, Biotecnologia e Ecologia de Fungos, especialmente na taxonomia e no uso biotecnológico desses microrganismos.

 

 Carlos_Costa_-_769.jpg
Profª. Mara Rúbia Nunes Celes, é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública da UFG, e sua atuação se dá no estudo dos mecanismos celulares e moleculares relacionados à sepse, choque séptico e doenças tropicais negligenciadas (Doença de Chagas), além das alterações decorrentes da toxicidade a fármacos quimioterápicos. Ela também é membro do DEBIOTEC, na área de Patologia. (Foto: Carlos Costa/Alego)

 

 Carlos_Costa_-_643.jpg
Prof.  Éverton Kort Kamp Fernandes, também pertence ao DEBIOTEC - na área de parasitologia. Ele  atua na área de Medicina Veterinária Preventiva, estudando o controle biológico de carrapatos e outros artrópodes de importância médica e veterinária. (Foto: Carlos Costa/Alego)

 

 Carlos_Costa_-_322.jpg
Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFG, Felipe Terra Martins também participou da solenidade representando a reitoria da universidade. (Foto: Carlos Costa/Alego)

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Ceti-Saúde

Categorias: Notícias