
IPTSP INDICA - Curso sobre vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis está com inscrições abertas
O curso “Infodengue e Infogripe: vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis” está disponível para acesso gratuito no campus virtual da Fiocruz
Texto: Maria Eduarda Silva
O curso oferecido pela Fiocruz busca proporcionar a capacitação em metodologias de análise de situação de transmissão de arboviroses e de síndromes gripais agudas graves, utilizadas nos sistemas Infodengue e Infogripe.
O curso é voltado especialmente para prover aos profissionais da vigilância em saúde instrumentos que auxiliem na tomada de decisão em salas de situação em saúde municipais e estaduais.
Para isso, o conteúdo foi dividido em dois módulos. No módulo base, há uma apresentação das doenças como problema de saúde pública e sua epidemiologia no país, seguido de uma introdução ao processo de coleta e organização de dados reunidos pelas Secretarias de Saúde. Em seguida, são apresentados alguns conceitos teóricos de monitoramento de doenças transmissíveis, como os conceitos de número reprodutivo, receptividade ambiental, conceitos de limiares epidêmicos e diagramas de controle, nowcasting e forecasting.
Neste módulo, são apresentadas três unidades para dividir o ensino:
- Introdução aos determinantes ambientais, sociais e imunológicos de doenças transmissíveis
- Vigilância epidemiológica de arboviroses e doenças respiratórias agudas
- Indicadores de performances
O segundo é um módulo aplicado, em que o aluno pode optar por estudar um dos sistemas (InfoDengue e Infogripe) ou ambos.
Para se inscrever, é necessário se cadastrar no Campus Virtual Fiocruz, através do acesso Fiocruz. Caso já tenha se cadastrado através do acesso Fiocruz/UNA - SUS, é só fazer o seu login normalmente.
Os certificados serão enviados aos participantes por email, em até 5 dias após a realização da avaliação online.
Não perca essa oportunidade e faça já sua inscrição no site oficial da Fiocruz!
*Maria Eduarda Silva é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.
Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP
Categorias: Notícias