
Revista Saúde em Debate prorroga chamada para número especial sobre o Cerrado e Saúde Coletiva
O novo prazo final para submissão é 31 de maio de 2025.
Texto: Marina Sousa
Foi prorrogado até o dia 31 de maio de 2025 o prazo de submissão de artigos para o número especial da revista Saúde em Debate, que abordará o tema “Cerrado: olhar da saúde coletiva e do SUS – defesa e promoção da sociobiodiversidade dos territórios”. A edição é organizada pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) em parceria com a iniciativa Prospecção Fiocruz Cerrados, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O objetivo da chamada é sistematizar e disseminar conhecimentos em saúde coletiva e no âmbito do SUS que contribuam para a defesa e promoção da sociobiodiversidade dos territórios do Cerrado, com base na abordagem da determinação social da saúde.
A publicação aceitará artigos originais, ensaios, revisões, relatos de experiência, entrevistas e outros formatos produzidos por pesquisadores, trabalhadores da saúde, estudantes e representantes de movimentos sociais. São incentivadas submissões realizadas em coautoria com instituições atuantes nos estados do Cerrado — como Bahia, Distrito Federal, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Piauí — e por coletivos e movimentos sociais da região.
Os textos devem se enquadrar em um dos sete eixos temáticos propostos, que incluem epistemologias e metodologias, determinação socioambiental da saúde, redes de atenção integral, vigilância, políticas públicas e participação social.
A submissão deve ser feita pelo site da revista (www.saudeemdebate.org.br), seguindo as orientações disponíveis na seção “Instruções aos Autores”. É necessário indicar no momento do envio que o artigo é voltado para o número especial sobre o Cerrado e escolher um dos eixos temáticos correspondentes.
O novo prazo final para submissão é 31 de maio de 2025.
Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP
Categorias: Notícias