
IPTSP NA MÍDIA - Conheça o professor Thiago Lopes Rocha
Entrevista no quadro “Sempre UFG”, da TV UFG, destaca trajetória inspiradora de docente do IPTSP
Texto: Ana Júlia Mendes
O professor Thiago Lopes Rocha, docente do curso de Biotecnologia e pesquisador do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP/UFG), foi o entrevistado do programa “Sempre UFG”, da TV UFG, no episódio “Conheça a história de Thiago Lopes Rocha com a UFG”. O quadro busca valorizar trajetórias de professores e técnicos que contribuem com o crescimento da universidade.
Durante a entrevista, Thiago compartilhou momentos marcantes de sua jornada acadêmica, que teve início em 2005, quando ingressou no curso de Ciências Biológicas – licenciatura – na UFG. Ele contou com emoção que foi o primeiro de sua família a entrar em uma universidade e como essa conquista serviu de inspiração para outros familiares também trilharem o caminho do ensino superior.
Hoje, Thiago Lopes Rocha é professor no mesmo lugar onde começou sua formação, e orientador nos Programas de Pós-Graduação em Biologia Animal (PPGBAN), Genética e Biologia Molecular (PPGBM) e Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH), ele também coordena o Laboratório de Biotecnologia Ambiental e Ecotoxicologia (Labae) Além disso, é bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), reconhecido por sua atuação nas áreas de ecotoxicologia e educação científica.
Uma trajetória marcada pela pesquisa e internacionalização. Essa é a história de Thiago que, desde a graduação, trilhou um caminho de oportunidades e descobertas científicas. O interesse pela pesquisa o levou a participar de programas de iniciação científica desde o segundo semestre da graduação: o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), sendo inclusive premiado.
Essa dedicação abriu portas para várias oportunidades, entre elas, uma das primeiras bolsas de mobilidade internacional, a Bolsa Santander, que o permitiu estudar em Portugal durante a sua graduação. Após terminar o mestrado na UFG, cursou o doutorado no mesmo país antes visitado por meio do programa ‘Ciência sem Fronteiras’, na Universidade de Algarve. Após concluir o doutorado, retornou ao Brasil e prestou concurso na UFG como docente, onde trabalha até hoje.
Outro ponto de destaque foi o impacto do professor nas redes sociais. Com mais de 23 mil seguidores no Instagram, ele utiliza seu perfil @prof.thiagorocha para democratizar o conhecimento científico, promover a pesquisa e abordar temas como redação científica de forma humorística e acessível.

Professor Thiago Rocha cria conteúdo sobre o dia a dia na pós-graduação com criatividade e bom humor (Imagem: Reprodução Instagram)
Para o professor, a presença nas redes sociais é uma forma de diálogo com estudantes e sociedade: “Por meio do perfil no Instagram, nós temos uma divulgação da universidade em sua plenitude – da pesquisa, do ensino, da extensão, do empreendedorismo, dentre outros – e hoje, até mesmo recebendo os calouros da biotecnologia junto ao IPTSP, muitos falam, ah, professor, eu já lhe sigo, já tem dois anos”.
A entrevista completa está disponível no canal da TV UFG no YouTube. Acompanhe, compartilhe e conheça mais sobre quem transforma a universidade todos os dias.
*Ana Júlia Mendes é estagiária do projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.
Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP
Categorias: Notícias