
Curso de Biotecnologia do IPTSP/UFG tem nova coordenação de graduação
As docentes Liliana Borges de Menezes e Viviane Zeringóta assumem a coordenação e vice-coordenação, respectivamente
Texto e foto: Marina Sousa
Durante a reunião do Conselho Diretor realizada no dia 24 de abril, foi oficializada a transição da coordenação do curso de Biotecnologia do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, da Universidade Federal de Goiás (IPTSP/UFG). Após mais de quatro anos à frente da coordenação, a professora Adelair Helena dos Santos encerrou sua gestão, ao lado do professor José Daniel Gonçalves Vieira, que atuava como vice-coordenador desde 2021.
A nova gestão será composta pela professora Liliana Borges de Menezes, como coordenadora, e pela professora Viviane Zeringota, como vice-coordenadora. A mudança foi marcada por uma fala emocionante e carregada de reconhecimento à trajetória da gestão anterior e de expectativas para os novos caminhos que se abrem.
Durante sua fala, a professora e diretora do IPTSP, Flávia Aparecida de Oliveira destacou a importância da história construída coletivamente ao longo dos anos, relembrando momentos significativos vividos por diferentes docentes e equipes ao longo da trajetória do curso. Ela enfatizou como o trabalho realizado até aqui foi fundamental para a consolidação da Biotecnologia no instituto e reconheceu os desafios que ainda precisam ser enfrentados para seguir avançando.
“Tem uma coisa que eu acho que é muito cara: por mais que as mudanças demorem, o mais caro ainda é esquecer as pessoas. Por isso, não posso deixar de agradecer imensamente à professora Adelair, ao professor José Daniel e a todos que estiveram conosco ao longo dessa caminhada. O que foi feito até aqui é parte de um legado que segue vivo e inspira o que virá”, afirmou Flávia.

Ao se despedir da coordenação do curso de Biotecnologia, a professora Adelair Helena destacou a honra que foi estar à frente da gestão por mais de quatro anos. Ela relembrou os desafios, conquistas e aprendizados vividos ao lado de colegas que contribuíram para fortalecer o curso e reafirmou sua gratidão por fazer parte dessa trajetória. Com o sentimento de dever cumprido, expressou confiança de que a nova gestão continuará cuidando do legado construído com zelo e compromisso. O professor José Daniel disse que agora, é hora de dividir seu tempo com novas prioridades – “especialmente com minha família e minha netinha, que enche meus dias de alegria”, finalizou agradecendo a todos.
A diretora do IPTSP, Flávia Aparecida ressaltou o entusiasmo com a chegada da nova gestão, reforçando que a liderança se faz de forma coletiva, com envolvimento diário de toda a equipe: “A professora Liliana assume agora um grande desafio, com o apoio da professora Viviane, e ambas contam com uma equipe comprometida e que acredita no valor do trabalho conjunto. Que seja um ciclo de muito sucesso, crescimento e realização.”
Ao final, com leveza e afeto, as novas coordenadoras agradeceram pelo voto de confiança e que estão animadas com os novos desafios que estão por vir, como o licenciamento do curso, que também vem crescendo a cada ano, com muita qualidade e compromisso com a ciência e com a sociedade.

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP
Categorias: Notícias