Simposio Uni Chagas-destaque site

Anote na Agenda: 1º Simpósio de Doença de Chagas em Goiás ocorre nos dias 15 e 16 abril no IPTSP/UFG

Em 08/04/25 16:08. Atualizada em 11/04/25 09:34.

Evento marca o início das ações do projeto de extensão Universidade no enfrentamento da doença de Chagas. Participe!

Texto: Marina Sousa e Maria Eduarda Silva
Arte: Mailson Diaz

Nos dias 15 e 16 de abril, das 8h às 18h, o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) sediará o 1º Simpósio sobre a Doença de Chagas em Goiás. O evento é uma iniciativa inédita do projeto de extensão UniChagas – Universidade no Enfrentamento da Doença de Chagas, coordenado pela professora Ana Maria de Castro, em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). A organização do simpósio conta também com a participação dos vice-coordenadores do projeto, o pesquisador José Rodrigues do Carmo Neto e a biomédica Liliane da Rocha Siriano, da SES-GO. O encontro foi estrategicamente agendado próximo ao 14 de abril, quando se celebra o Dia Mundial da Doença de Chagas.

Simposio Uni Chagas 2025

O simpósio será realizado no auditório do Instituto, e busca a integração das universidades públicas e privadas com a população e com as secretarias de vigilância em saúde nos âmbitos municipal, estadual e federal, promovendo o debate e a troca de experiências em relação ao enfrentamento da doença entre setores distintos da sociedade. Pensando nisso, foram convidados profissionais relevantes na área, como os representantes do Ministério da Saúde, SES-GO, da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e da Associação de Portadores de Doença de Chagas (AGPDC). 

De acordo com a professora, Ana Maria de Castro, essa troca de experiências visa um olhar mais aprofundado e dialógico em relação à doença, além de aproximar a sociedade da comunidade científica através do compartilhamento de conhecimentos. 

O evento também marcará o lançamento oficial do projeto de extensão UniChagas: a Universidade no Enfrentamento da Doença de Chagas, coordenado pelo pesquisador do IPTSP/UFG, José Rodrigues do Carmo Neto. A iniciativa tem como objetivo, além da realização de eventos acadêmicos voltados ao debate sobre a doença, promover campanhas de conscientização em parques e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), realizar testagens sorológicas e encaminhar os pacientes diagnosticados para o sistema público de saúde.

A programação dos dois dias contará com a participação de especialistas renomados na área, incluindo um dos maiores pesquisadores do mundo sobre a Doença de Chagas, o professor Alejandro Luquetti Ostermayer. Representando a Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP), teremos a presença do professor Alverne Passos Barbosa, do IPTSP/UFG. Também participam a professora Nilva Belo de Morais, da Associação Goiana dos Portadores da Doença de Chagas (AGPDC); Swamy Lima Palmeira e Mayara Maia Lima, do Grupo Técnico da Doença de Chagas do Ministério da Saúde; Liliane da Rocha Siriano, da SES/GO; e José Vicente Macedo Filho, do Instituto de Diagnóstico e Prevenção da Apae Goiânia. Além disso, o evento contará com relatos e contribuições dos doutores Cicílio Alves de Morais e Ênio Chaves de Oliveira, do Hospital das Clínicas da UFG — entre outros convidados especiais.

Os estudantes e profissionais da área interessados podem se inscrever gratuitamente no evento através deste link. Portanto, se você é pesquisador, estudante de graduação ou de pós-graduação se interessa pelo assunto, não deixe de se inscrever e fomentar o debate e a conscientização sobre a doença de chagas. 

O evento também conta com o apoio de várias instituições como o Ministério da Saúde, HC-UFG/Ebserh, SES-GO, Adufg, SBP, Pró – Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/UFG) e do Programa de Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP) do IPTSP/UFG.


Confira a programação completa AQUI!

 

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias