
Nova turma, novos laços e uma tradição que começa a crescer!
O evento proporcionou um ambiente de acolhimento e troca de informações, fortalecendo os laços entre os estudantes
Texto: Ana Júlia Mendes
Na Semana de Integração, os estudantes da quarta turma do curso de fisioterapia foram recebidos com um evento de apadrinhamento no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O momento foi organizado pela CICAFI, Comissão de Integração ao Calouro da Fisioterapia, que fica sob responsabilidade da turma veterana desde que foi criada pela segunda turma do curso.
A recepção do curso ocorreu em dois dias, segunda e sexta-feira. Na segunda, diversos professores estiveram presentes, junto com a coordenadora do curso, professora Patrícia de Sá Barros. Durante o evento, foram apresentadas as disciplinas, a carga horária e todas as entidades acadêmicas, como o CICAFI, as Ligas Acadêmicas e a Atlética Dolorosa.
Já na sexta-feira, a recepção foi voltada para questões mais burocráticas, como a explicação sobre os procedimentos para solicitações acadêmicas. Além disso, os estudantes preencheram um formulário para indicar suas preferências em relação ao tipo de padrinho que gostariam de ter no curso.
Para integrar melhor os estudantes, foi realizada uma dinâmica em que cada veterano deixava um objeto importante ou engraçado sobre a mesa. Os calouros, ao escolherem um desses objetos, automaticamente tornavam seu dono seu padrinho no curso. Essa atividade ajudou a fortalecer os laços entre as turmas, facilitando a interação e quebrando a timidez dos novos alunos.

A dinâmica foi idealizada pela Comissão de Integração ao Calouro da Fisioterapia, que existe desde o ano passado, 2024. A tradição da CICAFI envolve a passagem da responsabilidade a cada ano, com a turma anterior liderando a recepção da nova turma. Assim, a turma 3 assumiu a liderança na recepção da turma 4.
A estudante do curso de Fisioterapia, Glória Santiago, que faz parte da comissão, afirma que "Um dos motivos pelos quais eu quis participar da CICAFI esse ano, foi de ter me sentido muito acolhida ano passado", destacando o acolhimento especial proporcionado pelos veteranos.
Ela também enfatiza a importância da troca entre veteranos e calouros, ressaltando que “há muitas dúvidas, especialmente sobre livros, que às vezes são caros, e os veteranos podem emprestar, permitindo que os novos alunos se comuniquem e se sintam mais à vontade.”, finaliza a discente, Glória Santiago.
A criação de tradições, o fortalecimento de vínculos e o incentivo ao companheirismo marcam o início da trajetória do curso de Fisioterapia da UFG. Essas iniciativas não apenas integram os estudantes, mas também ajudam a construir uma identidade para o curso, que ainda aguarda a formatura de sua primeira turma.
O IPTSP e o Curso de Fisioterapia seguem comprometidos em fortalecer essa jornada, criando memórias e laços que vão além da graduação. Cada novo aluno contribui para a construção dessa história, deixando sua marca no Instituto e levando consigo aprendizados para toda a vida.
Veja a seguir as fotos da recepção:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
*Ana Júlia Mendes é estagiária de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias