
IPTSP NA MÍDIA - Núcleo Interdisciplinar em Envelhecimento da UFG na Revista Travessias
Iniciativa foi tema de artigo publicado na edição de dezembro de 2024 da revista
Texto: Maria Eduarda Silva
Arte: Mailson Diaz
O Núcleo Interdisciplinar em Envelhecimento da Universidade Federal de Goiás (NIPEE UFG 60+) é uma reformulação de um núcleo pré - existente, desativado durante o período da pandemia.
Coordenado pela professora Ruth Losada de Menezes, professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, e pela professora Valéria Pagotto, da Faculdade de Enfermagem da UFG (FEN), o núcleo foi tema de um artigo publicado na revista Travessias, enfatizando as ações realizadas pela iniciativa para fortalecer aspectos do ensino, da pesquisa e extensão voltados para o envelhecimento saudável.
O artigo explica a formação do Núcleo, que ocorreu em 18 de outubro de 2024, pela Resolução CONSUNI Nº 282, e quais seus principais objetivos. Dentre eles, se destacam as ações dentro do campo do ensino, da pesquisa e da extensão.
O texto foi publicado na quarta edição de dezembro de 2024 da revista, realizada pela Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e de Pensão do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg).
Mais sobre o NIPEE 60+
A iniciativa articula o ensino, a pesquisa e a extensão para promover o acolhimento saudável e participativo do público idoso, com o objetivo de consolidar a Universidade Federal de Goiás como produtora científica sobre o envelhecimento de maneira profunda, além de trató-lo de maneira humanizada e saudável.
Para isso, o Núcleo atua em três frentes: ensino, pesquisa e extensão. Dentro do campo do ensino, o NIPEE 60+ propõe a integração do envelhecimento como tema nos currículos acadêmicos, além da oferta de disciplinas específicas. Além disso, também busca o aumento da inserção de pessoas idosas envolvidas em cursos de graduação e pós- graduação.
Na pesquisa, o núcleo visa o fomento de estudos sobre múltiplos aspectos do envelhecimento humano, a fim de ampliar a produção científica. Para isso, o objetivo é criar parcerias com agências de fomento estaduais e nacionais, para o estímulo de editais voltados para a temática.
No âmbito da extensão, o NIPEE 60+ busca aproximar a população idosa com a UFG a partir de ações voltadas a um processo de envelhecimento mais ativo, participativo e saudável.
*Maria Eduarda Silva é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.
Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP
Categorias: Notícias