
Workshop de Fortalecimento Organizacional e Monitoramento da Saúde da Pessoa Idosa Institucionalizada
Ação integra o Projeto "Fim de vida e Cuidados Paliativos na terceira idade", coordenado pela docente Marta Rovery
Texto e fotos: Luciana Dias
O Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), da Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia realizou nos dias 13 e 14 de março de 2025 a oficina voltada para profissionais de saúde que atuam na atenção primária e gestão do serviço de atenção domiciliar e equipes multiprofissionais de unidades referenciadas para as cinco instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) filantrópicas e públicas do município. A formação foi coordenada pela professora do IPTSP, Marta Rovery de Souza, líder do Projeto "Fim de vida e Cuidados Paliativos na terceira idade", oferecendo uma capacitação especializada em práticas organizacionais e monitoramento da saúde de idosos em instituições de longa permanência.

O workshop de fortalecimento organizacional e monitoramento da saúde da pessoa idosa institucionalizada tem como principal objetivo promover o aprimoramento das competências profissionais dos participantes, com ênfase no cuidado integrado e humanizado. Durante os dois dias de formação, foram abordados diversos temas cruciais para a melhoria dos serviços prestados à população idosa institucionalizada no âmbito do município de Aparecida de Goiânia.
Melhores Práticas em Instituições de Longa Permanência
Os participantes tiveram acesso a informações sobre o projeto em execução, em parceria com a prefeitura de Aparecida de Goiânia, inspirado nas práticas e modelo sanitário italiano de assistência à pessoa idosa institucionalizada. Foi apresentado o caso italiano e exemplos práticos de organizações que implementaram com sucesso programas inovadores de cuidados, com destaque para aspectos como segurança, conforto e dignidade do paciente idoso.
Os participantes foram expostos a evidências atualizadas sobre a abordagem voltada ao fim de vida e cuidados paliativos junto a idosos institucionalizados, assim como novos paradigmas na abordagem do envelhecimento saudável.
Estratégias para Melhoria da Qualidade de Vida
Um componente central da oficina foi dedicado às estratégias práticas para promoção da qualidade de vida de idosos que vivem em instituições. Sendo levantadas pelos participantes a necessidade de incorporação de técnicas de estimulação cognitiva, atividade física adaptada, nutrição adequada, socialização e manejo de questões emocionais e psicológicas específicas desta população, com foco na integração dos serviços e equipes de saúde.
A metodologia do workshop foi predominantemente interativa, combinando exposições teóricas com atividades práticas em grupo. Os participantes tiveram a oportunidade de simular situações reais do cotidiano profissional, aplicando os conhecimentos adquiridos e recebendo feedback imediato dos facilitadores. Além disso, foram promovidos momentos de networking entre os profissionais presentes, favorecendo a troca de experiências e o estabelecimento de articulação entre as distintas equipes de saúde ao cuidado integral da população idosa institucionalizada.

A formação ocorreu em dois dias: na quinta-feira (13/03) no período matutino e na sexta-feira (14/03) no período vespertino, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia. A professora Marta Rovery de Souza, coordenadora do Projeto "Fim de vida e Cuidados Paliativos" do IPTSP/UFG, liderou a equipe de facilitadores composta por especialistas com experiência teórica e prática no campo da saúde do idoso e de avaliação e monitoramento de indicadores de saúde.
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
Categorias: Notícias