Capa Manual Biossegurança

Novo Manual de Biossegurança da UFG está disponível para acesso e download

Em 17/03/25 14:50. Atualizada em 17/03/25 15:13.

O manual reúne os procedimentos básicos para assegurar o cumprimento das Normas de Biossegurança nos laboratórios 

Texto: Maria Eduarda Silva 

Os estudantes e servidores da UFG que atuam nos laboratórios da instituição podem acessar o novo manual de biossegurança, disponível no menu principal do site do IPTSP, em O IPTSP > Normas e Procedimentos > Manual de Biossegurança.

Site Manual Biossegurança

 

O documento foi desenvolvido pela Diretoria de Atenção À Saúde do Servidor (DASS) e pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas), e traz informações sobre os fundamentos da biossegurança, além da importância dos itens de proteção individual e também coletiva. O objetivo é evitar, ou pelo menos minimizar, os riscos de trabalho que os profissionais que atuam no ambiente dos laboratórios da instituição. 

Para isso, as normas gerais de segurança em laboratórios foram reunidas ao longo do documento, que incluem ações básicas como descontaminação diária das bancadas, uso de vestiário e Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e outras. 

Além disso, são descritos procedimentos específicos para situações de acidentes de trabalho, como derramamento de resíduos biológicos e químicos, emergência em casos de derramamento de resíduos na centrífuga e outros. 

O manual ainda descreve os EPIs indispensáveis para uso dentro do laboratório, como luvas, jalecos, protetores de cabeça e face, além dos equipamentos voltados para a proteção coletiva, como as Cabines de Segurança Biológica (CSB), que são o principal meio de contenção e são utilizadas para proteger os profissionais e o ambiente de aerossóis ou borrifos infectantes.

Além desses, estão descritos a Capela de Segurança Química, que protege o usuário ao manipular produtos químicos, e os chuveiros de emergência, extremamente importantes para a eliminação ou redução dos danos causados por acidentes em qualquer parte do corpo. 

A leitura do manual é imprescindível para precaver todos os servidores, alunos e outras pessoas que façam o uso constante dos laboratórios da instituição. Não deixe de conferir! 

*Maria Eduarda Silva é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.

Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP

Categorias: Notícias