
IPTSP inicia Semana de Planejamento Pedagógico com palestra sobre a nova Monitoria da UFG
Foram destacadas as principais mudanças do programa, que entra em vigor neste início de ano letivo
Texto e fotos: Marina Sousa
A Direção do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), em parceria com as coordenações de Graduação e Pós-Graduação, deu início nesta terça-feira (25) à Semana de Planejamento Pedagógico. A programação começou com uma palestra sobre o novo Programa de Monitoria da UFG, ministrada pelo professor Monarko Nunes, coordenador de Projetos de Ensino/Monitoria da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFG) e do próprio IPTSP. A diretora do instituto, Flávia Aparecida de Oliveira, e a vice-diretora, também coordenadora pedagógica do instituto, Megmar Aparecida dos Santos Oliveira, deram as boas-vindas a todos os presentes, desejando um excelente início de semestre. Ambas expressaram confiança de que este será mais um ano de grandes conquistas e realizações para a instituição e seus alunos.
Durante a apresentação do professor Monarko Nunes, foram destacadas as principais mudanças do programa, que entra em vigor neste início de ano letivo com o objetivo de ampliar o suporte aos estudantes e reduzir a evasão universitária. Entre as novidades, estão o aumento do valor das bolsas e a ampliação do número de vagas para monitores.

O professor Nunes explicou que a bolsa passou por um reajuste expressivo, saltando de quatro parcelas de R$ 394 para 12 parcelas mensais de R$ 700 – um aumento superior a 70%. Além disso, o número de bolsas foi ampliado em mais de 55%, passando de 320 para 500 oportunidades. Para viabilizar essas melhorias, a UFG destinou um investimento superior a R$ 4 milhões.
"Vamos trabalhar em conjunto com os professores para identificar e apoiar estudantes que enfrentam dificuldades acadêmicas. O objetivo é fortalecer a permanência dos alunos na universidade, especialmente aqueles pertencentes a grupos minoritários e em situação de vulnerabilidade acadêmica", destacou o professor Monarko.

Além das mudanças estruturais na monitoria, a palestra também abordou sobre algumas estratégias para otimizar o impacto do programa no IPTSP, incluindo:
*Reconhecimento e valorização de boas práticas já existentes;
*Parcerias com outras unidades acadêmicas para ações interdisciplinares;
*Papel da monitoria na integração ensino-serviço-extensão;
*Levantamento de desafios enfrentados por docentes e estudantes que podem ser mitigados pela monitoria, como apoio a grupos específicos e dificuldades em disciplinas com alta taxa de reprovação;
*Diagnóstico de lacunas na formação discente e planejamento de ações estratégicas para melhorar o desempenho acadêmico;
*Definição dos componentes curriculares a serem contemplados no programa;
*Estabelecimento de metodologias de ensino-aprendizagem adequadas.
Para mais informações sobre as Normas Gerais para Elaboração do Projeto de Ensino com Monitoria e dos Planos de Trabalho Vinculados, os interessados podem acessar o site do IPTSP, na aba Ensino > Monitoria do IPTSP, ou consultar diretamente o site da Prograd/UFG. (Link)
Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP
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