
IPTSP INDICA - Está aberto o edital de seleção para Pesquisador Visitante da ENSP
As inscrições vão até o dia 31 de março e serão selecionados até sete pesquisadores visitantes para atuarem em projetos e atividades de ensino da ENSP/Fiocruz
Texto: Maria Eduarda Silva
A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fiocruz, lançou, no dia 18 de fevereiro, o edital de seleção para pesquisador visitante. Os sete selecionados serão responsáveis por atuarem em projetos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico e em atividades em ensino dos Programas de Pós-Graduação stricto e lato sensu da ENSP. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento da pesquisa e do ensino em áreas importantes e emergentes para a saúde da população e avanço do Sistema Único de Saúde (SUS), além de contribuir para a formação de docentes e pesquisadores em áreas estratégicas da Saúde Pública/Coletiva, em nível de pós - graduação.
Os pesquisadores que tenham interesse em se candidatar devem possuir o título de doutorado, em qualquer área do conhecimento, com produção científica, tecnológica ou acadêmica compatível com o perfil da candidatura, e ter 40 horas semanais disponíveis para dedicar aos trabalhos acadêmicos e de pesquisa da ENSP. O processo de seleção será feito em duas etapas, que contarão com uma banca de avaliação composta por pesquisadores doutores, internos e externos à ENSP e por representantes da Coordenação dos Programas de Pós - Graduação.
A primeira etapa da seleção é eliminatória, e consiste na análise do currículo e proposta de trabalho do candidato, valendo 1000 pontos. Para ser aprovado na primeira etapa, o candidato deve obter a nota mínima de 70 pontos. A segunda etapa envolve a apresentação dos itens da proposta de trabalho aprovada na primeira etapa, seguida de uma entrevista com a banca de avaliação, valendo, no total, 1000 pontos. Durante a primeira etapa de seleção, serão atribuídos 10 pontos extras para os candidatos (as) que se enquadrarem em algum dos critérios a seguir:
- mulheres com filhos de até cinco anos ou com deficiência (PcD);
- mulheres cuidadoras de idosos com incapacidade permanente, que moram na mesma residência;
- pessoas trans;
- pessoas negras (pretas ou pardas)
- pessoas indígenas
- pessoas com deficiência (PcD)
Em relação à proposta de trabalho, que deve ser enviada após o preenchimento completo e correto da ficha de inscrição, é necessário que contenha quatro partes (em até 20 laudas), com: memorial, plano de atividades, benefícios potenciais do período como pesquisador visitante e cronograma de atividades.
A elaboração da proposta do trabalho deve considerar um dos perfis temáticos, sendo eles:
- mudanças climáticas, sustentabilidade ambiental e saúde;
- envelhecimento populacional e saúde;
- transformação digital no Sistema Único de Saúde;
- preparação e respostas dos sistemas de saúde às emergências em Saúde Pública;
- desigualdades sociais e iniquidades em saúde;
- ciência de dados e saúde;
- migração e saúde.
Conforme o edital, serão selecionados, preferencialmente, 1 candidato (a) por perfil temático. O pesquisador visitante selecionado será contemplado com uma bolsa no valor mensal de R$ 8.000,00 (oito mil reais). A bolsa terá duração de 12 meses, com possibilidade única de prorrogação por mais 12 meses. Não deixe de acessar o edital completo para mais detalhes sobre o processo seletivo. O candidato deve se inscrever no processo seletivo por meio do formulário eletrônico. Se atente aos documentos e exigências necessárias para a inscrição. Não deixe essa oportunidade passar!
Saiba mais em: https://informe.ensp.fiocruz.br/noticias/55989
*Maria Eduarda Silva é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.
Source: Comissão de Comunicação IPTSP
Categories: Notícias