SITE- PROF. André Amaral - Parasito 2025.png

Docente André Amaral, do IPTSP/UFG, será palestrante no PARASITO 2025

Em 24/02/25 09:17. Atualizada em 24/02/25 09:17.

O Congresso Brasileiro de Parasitologia reúne os principais pesquisadores e especialistas do campo da parasitologia, e será sediado em Salvador 

Texto: Maria Eduarda Silva

Durante os dias 22 e 25 de abril, o Hotel Fiesta, na capital do estado da Bahia, Salvador, será o palco para o 29º Congresso Brasileiro de Parasitologia, o PARASITO 2025. A edição deste ano tem como tema “Revisitando o passado para revolucionar o futuro na era da inteligência artificial”, e visa reunir os membros da comunidade científica do ramo da parasitologia, a fim de permitir a troca de conhecimentos, ideias e experiências novas. O congresso reúne pesquisadores nacionais e internacionais, e, neste ano, o professor André Amaral, orientador de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação em Biologia da Relação Parasito Hospedeiro, do IPTSP, é um dos palestrantes confirmados no evento. 

 IMG-20230627-WA0019.jpg
O docente André Amaral é membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estratégias de Interação Patógeno-Hospedeiro (IPH) e editor - chefe da Revista de Parasitologia Tropical.

 

O professor foi convidado para palestrar em uma mesa redonda, cujo tema é “Ferramentas Inovadoras para o Controle de Trypanosomatidae”, e irá discorrer sobre “O potencial da nanotecnologia para o tratamento de doenças infecciosas e parasitárias”. Os 4 palestrantes da mesa terão em torno de 15 minutos para a exposição do assunto, e mais 20 minutos para um debate conjunto com os integrantes da mesa. 

A programação do evento conta com palestras de representantes em seus respectivos campos de pesquisa, mesas redondas e fóruns de discussão sobre temas dentro do ramo da parasitologia, além de workshops, cursos e uma seção expositora, o que pode ser uma oportunidade de networking entre diferentes setores da academia, indústria e do governo. O presidente da Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP), Ricardo Toshio Fujiwara, destaca que o evento também irá comemorar os 60 anos desde a criação da organização, formada em 1965, em Minas Gerais. 

“Durante essas seis décadas, a SBP cumpriu um papel crucial na disseminação científica e no treinamento de novos parasitologistas no Brasil. Esse congresso será um momento de revisitar a nossa história, refletir sobre os nossos desafios atuais e traçar os caminhos para o futuro da parasitologia no país”, destaca. 

Ele também ressalta que o evento será uma oportunidade de honrar aqueles que já contribuíram para a história da SBP e o desenvolvimento da ciência no Brasil. A presidente do evento, Patrícia Sampaio Tavares, também estimula pesquisadores, estudantes e outros membros da comunidade científica da parasitologia a participarem do evento, que é uma oportunidade única de troca de conhecimentos e ideias. 

“Esse congresso surge em um momento crucial para o campo da parasitologia, pois estamos enfrentando novos desafios e avanços na pesquisa, educação e na aplicação prática de conhecimento para benefício da sociedade. Nosso objetivo com o congresso é criar um fórum vivo para a troca de conhecimentos, ideias e experiências entre os parasitologistas ao redor do mundo”, explica. 

Ela ainda comenta que o local escolhido, Salvador, será uma oportunidade para explorar sua diversidade cultural e riqueza histórica, além de um momento para aproveitar seus monumentos históricos e culinária. 

Para mais informações, não deixe de acessar o site oficial do evento e ficar de olho na programação.

 conteudoimagem_1736855624_1_1_conteudoimagem_1736811428_1_1_parasito2025 (1).jpg

Serviços:

29º Congresso Brasileiro de Parasitologia - – PARASITO 2025

Tema:“Revisitando o Passado para Revolucionar o Futuro na Era da Transformação Digital” 

Dias: de 22 a 25 de abril de 2025

Local: Salvador, Bahia

Site oficial:https://parasito2025.com/ 

Informações sobre as inscrições acesse: https://parasito2025.com/registration/

*Maria Eduarda Silva é bolsista de jornalismo no projeto IPTSP Comunica e é supervisionada pela jornalista Marina Sousa.

Fonte: Comissão de Comunicação IPTSP

Categorias: Notícias